29.10.09

28.10.09

Dia do Idoso


Já não nos falta muito para lá chegar... A ver se ficamos tão janotas como este par.

26.10.09

Impressionante

Ontem , na Grande Repostagem da Sic, mesmo no final, um dos muitos órfãos da Sida em Moçambique, sem pai, sem mãe, com casa feita por si e pelos seus irmãos, mas sem deixar de ir à escola e à igreja, responde assim à pergunta da jornalista sobre o que lhes falta:
"Nada, nada, não nos falta nada."

25.10.09

Apresentação do sobrinho-neto Pedro


Também eu orei por este menino...
Que Deus lhe dê uma vida longa e abençoada!

24.10.09

A Dança das Horas


Hoje entramos um pouco mais no inverno ao atrasarmos o relógio. Ganhamos uma hora de sono, perdemos uma hora de luz no final do dia.

22.10.09

Isabel Alçada: as nossas esperanças e os nossos receios repousam em ti.

Reunião da minha Direcção de Turma

Como é possível que, cinco semanas depois do início do ano, na minha turma ainda faltem 3 professores? E isto num Curso Profissional, onde se têm que dar todas as aulas.
Perguntem ao Ministério da Educação.

21.10.09

Comentário de um colega de escola...

... ao saber que me falta um ano e tal para a aposentação:

"Se fosses presidiária, deixavam-te sair por bom comportamento; como és professora, tens que cumprir a sentença toda!"

20.10.09

Saramago e a Bíblia

As palavras amargas de Saramago sobre a Bíblia fazem-me recordar o seu magnífico "Ensaio sobre a Cegueira", que encaixa perfeitamente na analogia da cegueira espiritual de que enferma (sem o saber) o seu próprio autor.

17.10.09

Parabéns, filhos!


(nesta foto, com 9 / 10 meses)

"A misericórdia do Senhor é de eternidade a eternidade sobre os que O temem, e a Sua justiça sobre os filhos dos filhos." (Salmo 103:17)

Este é o meu desejo no vosso 32º aniversário, com este saborzinho da eternidade!
Mana, recebe também os meus parabéns, já que, desde o teu 27º aniversário, nunca mais te deixaram celebrar sozinha...

15.10.09

Na Biblioteca da Escola

Eu estava de serviço à Biblioteca e a aluna, africana, pediu para imprimir um trabalho. Ao entregar-lho, percebi que se tratava de um tipo de oração a Alá.
Perguntei-lhe: "És muçulmana?"
Ela: "Sou".
Eu: "Eu sou cristã."
Ela: "É claro!"
Eu: "É claro? Porquê? Achas que todos os portugueses brancos são cristãos?"
Ela: "Sim, claro."
Eu: "Estás muito enganada. Provavelmente a maioria não é nada. Eu sou convictamente cristã".
Olhou-me com alguma surpresa e saíu.

14.10.09

Orgulho de Mãe

O meu filho, ontem no "30 Minutos" da RTP1.
(a 2ª parte)

12.10.09

Gripe A

Dão-me vontade de rir os números da Gripe A em Portugal. É que, já que agora não se dão ao trabalho de confirmar os casos, não se sabe mesmo em quantos vai a contagem...
Uma aluna minha esteve em casa uma semana com suspeita de Gripe A. Suspeita não sujeita a confirmação, já que não foi realizada a análise. Ora a aluna pode ter infectado muita gente no dia em que se sentiu mal na escola, mas não se sabe...

8.10.09

Exposição do Titanic



Fui hoje ver e valeu cada minuto que lá passei. Nunca imaginei a quantidade e a variedade de objectos trazidos do fundo do mar e onde estiveram durante quase um século. Alguns objectos que os seus donos, até sobreviventes, nunca mais viram e que hoje nós podemos ver.
Também a epopeia da técnica humana e a tragédia da falta de humildade perante o que é maior que nós.
Se ainda puderem ver, não percam. Na Estação do Rossio até dia 11.

7.10.09

Na escola

Avisaram-me ontem: ia ter uma nova aluna na turma de Alemão, 11º ano Regular. Acabadinha de chegar da Guiné, andou entre as 3 línguas que a escola oferece: Inglês, não, que na Guiné só deu um ano e é nível 6; Francês, também não, que não sei se chegou a dar alguma coisa e também é nível 6; resta Alemão, que vai no nível 2...
A Directora da Turma foi-me dizendo tudo quanto sabia sobre a aluna: nunca deu Alemão, a sua língua materna é Balanta, fala um pouco de Crioulo, mal Português, vem para Portugal e o Ministério da Educação, com a tal famosa hospitalidade para os imigrantes, decide atribuir-lhe uma equivalência ao 10º ano!
Vai portanto juntar-se aos meninos portugueses que se iniciaram no nosso sistema educativo na Pré-Primária. Fantástica inclusão!
Foi premiada? Parece-me mais que a pobre rapariga está a ser vacinada: contra a língua alemã, jawohl!, mas também contra tudo o que oferece a escola ao nível do Secundário. Pois é evidente para todos na escola que esta inclusão forçada a meio de um ciclo educativo que ela nem sequer pode entender é disparate total.
"Que posso fazer?" pergunto à minha colega DT. "Escreves isso tudo na acta da próxima Reunião da Turma".
Sim, mas em que é isso ajuda a pobre aluna?

(Enfim, vou à Direcção da escola e pergunto se posso começar imediatamente a usar uma das horas não lectivas que tenho que prestar na escola para tentar dar-lhe uma ajudita. Ciente de que não passará disso, uma ajudita, e que a aluna, no geral, está tramada!)

4.10.09

Parabéns, Júlia!


A nossa 6ª netinha faz hoje 1 ano! Viva!
Que Deus vá contigo todos os caminhos da tua vida, querida neta!

3.10.09

Quinta Nova, Queluz



Por incrível que pareça, moramos aqui há 30 e muitos anos e só ontem 'encontrámos' este idílico lugar mesmo ao pé de casa. Tínhamos estado num recanto dele nos anos 70 com um grupo de jovens e pensávamos que o acesso a ele estava cortado.
Segundo estes dados, o acesso foi aberto há 2 anos, tem sido muito usado sobretudo por desportistas (como pudemos comprovar) e agora parece que pretendem alienar o espaço. Será que vão construir ali mais uns tantos mamarrachos para trazer dinheiro ao Estado? Que dor de alma!

2.10.09

Desta vez


fiz este saco para a escolinha da Júlia.

1.10.09

October Glory


Outubro é, de facto, um mês glorioso, entre o fim do verão e o início da chuva, do vento e do frio.
Na nossa família, então, é de festa quase permanente, pois este mês fazem anos: 1 neta, 2 filhos, 1 irmã, 1 cunhado e 4 sobrinhos.
Feliz Outubro para todos!