28.6.10

Parabéns, Joana!


A nossa netinha Joana faz hoje 5 anos! Aqui a temos a experimentar o meu velhinho vestido de noiva...
Que Deus te dê uma vida muito abençoada te desejamos hoje, Joana!

27.6.10

Centenário


Foi com esta bela vista sobre Lisboa que nos reunimos ontem para celebrar o centenário da minha mãe, como já tínhamos feito para o meu pai. Todos os seus 6 filhos e respectivos cônjuges, 11 netos mais respectivos e a caminho de 11 bisnetos...
Como ela estaria orgulhosa, se pudesse estar presente!

24.6.10

A nossa neta Maria


teve hoje a sua primeira Festa de Graduação, ao terminar a pré-primária e partir para outra escola. Inserida no seu grupo de coleguinhas, cantou, representou (fez de avozinha...) e nunca se desmanchou!
Deixou-nos a todos muito orgulhosos!
Vai em frente, Maria, com muitas Graduações pela vida fora!

23.6.10

Obras

No centro da cidade, estão a destruir quase um quarteirão de casas antigas, talvez para as substituir por algum edifício alto super-moderno. Como sempre, a zona fica cheia dos inevitáveis espectadores, homens, lançando conjecturas sobre o futuro da obra. Quanto a mim, não posso evitar um olhar nostálgico àqueles restos de paredes ainda em pé, tintas variadas denunciando o que sobrou de vários quartos e salas, restos de mobília partida, pedaços de cortinas pendentes, marquises construídas a arranjar mais um espacito para as vidas de tanta gente que terá vivido, sonhado, morrido nestas casas. Como se um pedaço das suas vidas estivesse ali exposto a olhares estranhos e atrevidos.

21.6.10

O Verão e "The Great Gatsby"


O início do verão sempre me faz lembrar "The Great Gatsby", aquele romance de Scott Fitzgerald que muitos tiveram que ler em Inglês na escola e outros recordarão do filme com Robert Redford e Mia Farrow.
Pois eu, para além de ter lido a obra na Faculdade e de pouco dela ter entendido na altura, tive que a dar ano após ano no 12º ano de escolaridade a gerações sucessivas de alunos... Podia detestar, mas passei a adorar.
"The Great Gatsby" decorre num verão: inicia com o calor na New York dos loucos anos 20 e termina quando a sombra do outono traz consigo a morte. "The Great Gatsby" é o verão: a piscina, as festas no jardim à noite, o álcool em tempo de Proibição, os descapotáveis, os vestidinhos leves da Daisy, a ventoinha quase parada no tecto, o calor abafado de mau prenúncio.
"Open another window!"

18.6.10

Além Saramago

Li apenas 2 livros de Saramago até hoje. Gostei muito de ambos, especialmente do segundo: "Memorial do Convento" e "Ensaio sobre a Cegueira". Este último aborda uma doença terrivelmente invasiva, que vai cegando um por um todos os habitantes de uma cidade, causando o caos que habitualmente é causado pela voracidade, inveja e ambição humanas. Para mim, foi óbvia a representação espiritual desta cegueira, que nos ataca a todos, seres humanos, lutando uns contra os outros na tentativa vã de acharmos a saída sozinhos. Só o próprio autor não a entendeu assim. Deus tenha compaixão dele. E de nós.

16.6.10

Pôr-do-sol de Primavera


do outro lado da casa.

14.6.10

De novo com o DN

Fechada a escola, a aldeia morre mais um pouco. Os (poucos) alunos terão mais a ganhar? Leia aqui.

13.6.10

No DN de hoje

O governo vai gastar muitos euros a pagar as provas de exames nacionais aos professores, no entanto cada prof recebe só 5€ por prova. Ao tempo dispendido para a ver, que varia consoante a disciplina e o ano de escolaridade, é preciso acrescentar o tempo para a ir levantar (deslocação+reunião+deslocação), em algumas disciplinas, reuniões intercalares, e de novo a ida para entregar as provas, mais o tempo de espera e de verificação.
Não admira que, na generalidade, os professores gostariam que se esquecessem do nome deles por esta altura...
Este serviço prefere a qualquer outro que haja na escola, mas, se há aulas para dar no profissional, por exemplo, essas aulas têm que ser dadas na mesma!

12.6.10

Ainda na onda dos doces...

Desta vez, esqueci-me de fotografar...
O genro brasileiro insiste há tempos em que façamos rabanadas. Já lhe expliquei e reexpliquei que rabanadas só dão bem com frio e Natal, mas ele, moita! Quer rabanadas. Como ele fez anos no feriado 10, decidi fazer-lhe o gosto: levantei cedito e dediquei-me à quente tarefa. Felizmente que não tem estado muito calor.
À hora do almoço, e por sugestão do aniversariante, as rabanadas cumpriram bem a sua função, com gelado por cima...
Experimentem!

7.6.10

Receita de Emergência


Quando o tempo aquece bastante e se têm várias bananas em casa, pode acontecer que de um dia para o outro se tornam muito pouco comestíveis.
Foi o que me aconteceu há dias. Fui à net e encontrei a receita de Banana no Forno em www.oesturrico.wordpress.
Cortei as bananas em fatias para um pirex. Não tinha as amêndoas falhadas da receita. Encontrei uma mistura de frutos secos sobrados do natal, que espalhei em cima. Mais umas colheradas de mel e foi para o forno. Já lá estava há uns minutos quando me lembrei que a receita mencionava canela. Abri o forno e adicionei.
Ficou assim: apresentável e saboroso! As bananas marcharam todas!

6.6.10

Até que Ele venha!


(Kjerti Timenes)

Maranata!

4.6.10

Na Biblioteca Nacional


A Biblioteca Nacional conta agora com um exemplar da Bíblia Manuscrita em que eu participei. Ao dar uma olhada ao site, consegui encontrar a parte que o meu marido e eu copiámos, há 5 anos e tal! Início do Livro de Ester.

1.6.10

Dia das Minhas 8 Crianças!


"Da boca de pequeninos e crianças de peito suscitaste força." (Salmo 8:2)
Que o Senhor vos abençoe, meus queridos!