26.9.11

Lá se foi o Outono...

Costumo usar o Mozilla Firefox. Costumava!
Não sei se os links que usei para saudar a chegada do Outono estavam marados ou não. O que é certo é que agora o Mozilla não me deixa aceder ao meu próprio Blogue e lhe chama "Sítio Maligno"... Apaguei esse último post, mas nada! Por mais voltas que dê ao Mozilla, ele continua a dar-lhe sinal vermelho! Ai!
Felizmente, há outros navegadores da Internet que me permitem chegar aqui!
Se alguém me souber ajudar...

19.9.11

Bodas de Esmeralda!


(desenho de Ana)

Diria que o nosso casamento de 40-anos-40 tem tido um pouco de tudo acima representado e muito mais! Em cima faltam, inevitavelmente, os filhos e os netos...
Nós já ultrapassámos largamente a duração dos casamentos dos nossos pais. Por isso e por tudo o que nos tem juntado damos hoje muitas graças a Deus!

15.9.11

Regresso às Aulas


Começam hoje as aulas na minha escola (a mais recente). Esta é a primeira vez desde 1955 que eu não regresso às aulas por esta altura. Desta enormidade de anos na escola, a maior parte foi como professora, como é óbvio. Cumpri 40 anos a dar aulas (mais uns meses).
Apesar do alívio de não ter que 'domesticar' turmas cada vez maiores e mais difíceis, de lidar com toda a burocracia a cada ano reinventada na escola, sinto muito a falta deste espaço na minha vida. Enfim: é tempo de dar lugar aos novos, que bem dele precisam.
A todos os que por aqui passarem, professores e alunos, um bom ano lectivo!

13.9.11

Ao telefone

Toca o telefone: CONFIDENCIAL. Cheia de pachorra, atendo. Empresa de estudos de mercado. Quer saber a minha idade. Quando respondo, agradece e declina: é só até aos 54 anos.
Interrogo-me: será que pensam que os sexagenários já não fazem compras?

11.9.11

Fé e Acção


Na manha de 11 de Setembro de 2001, Todd Beamer embarcou no voo 93 da United Airlines, a caminho de San Francisco. O avião caíu na Pennsylvania. Morreram as 44 pessoas a bordo.
Todd, funcionário da Oracle Corporation, tinha 32 anos, era casado com Lisa e tinham dois rapazes, de 4 anos e 18 meses. O casal esperava o terceiro filho.
Todd e Lisa tinham se conhecido durante os seus estudos no Wheaton College, onde se licenciaram em 1991.
A bordo, Todd conseguiu ligar o telefone do avião para uma operadora da companhia aérea. Nessa conversa de cerca de 15 minutos, Todd descreveu calmamente a situação. A bordo estavam três piratas do ar, dois dos quais armados com facas. Os passageiros estavam conscientes de que dois aviões tinham sido projectados contra as torres do World Trade Center e outro sobre o Pentágono. Todd disse que um grupo de passageiros tentaria retirar o controlo do avião aos piratas do ar. Naquele clima de tensão máxima, Todd pediu à operadora que o acompanhasse numa oração. Ela concordou. Eles oraram: "Pai nosso que estás nos céus..." Depois, Todd recitou o Salmo 23: "O Senhor é o meu Pastor..." e gritou: "Jesus, ajuda-me!" A última coisa que a operadora ouviu foi a voz de Todd, gritando aos colegas passageiros: "Estão prontos? Vamos! (Let's roll!")
Todd e um pequeno grupo de passageiros tentaram reassumir o controlo do avião. O voo 93 da United Airlines acabaria num campo da Pennsylvania. As autoridades estão convencidas que este acto de extrema coragem impediu que o avião tenha sido projectado contra o alvo dos piratas (talvez a Casa Branca).
Todd clamou por Deus e avançou pela fé: isto representa aquilo que ele realmente era, como líder cristão jovem, como marido e pai e crente no mundo do trabalho.
Em 5 de Outubro de 2001, numa carta enviada pela Casa Branca à universidade, podia ler-se: "Wheaton College mantém-se firme pelas coisas que permanecem: pela fé, pela integridade e pelo serviço aos outros. Foram esses valores que ficaram expressos na vida e no sacrifício de Todd Beamer."
Nas palavras de Lisa, "Todd viveu cada dia procurando tomar pequenas decisões que estivessem de acordo com os propósitos que tinha para a vida. As acções que assumiu em 11 de Setembro foram mais um exemplo disso mesmo. Obviamente, estas foram das mais difíceis decisões que tomou, mas ele pôde tomá-las nesse dia, porque praticou cada dia, antes de 11 de Setembro."
O terceiro filho nasceria a 9 de Janeiro de 2002. É uma menina. "O que me impediu da histeria foi conhecer a verdade - no fim, estava tudo bem... Está tudo bem com a eternidade, mesmo que aqui e agora não esteja. As fundações da minha vida ainda estão intactas", confessou Lisa.

F. A. (adaptado)

"Faces of the Brave"


de Randy Soard

5.9.11

"Sweet September"


(de Bryce Cameron Liston)

Este é, de facto, um mês invulgarmente doce, mantendo em geral o sol do verão, mas já não o seu brilho violento, nem o seu calor inclemente. Os dias começam a notar-se menores e à noite puxamos uma coberta para cima de nós. É altura de limpar o jardim e semear mais algumas ervas aromáticas. É altura de passear muito e de voltar para casa.

4.9.11

Onde é isto?


Céu, mar, areia e lagoa.

2.9.11

Algarve não é só sol...


Numa das nossas noites algarvias, parámos no passeio marítimo a ouvir aquilo a que por aqui chamamos informalmente "os peruanos": um pequeno grupo de músicos andinos, vestidos tradicionalmente, a tocar as suas flautas. Subitamente, começam a tocar este conhecido hino, traduzido em português como "Quão grande / Grandioso és Tu". É claro que nós, eu e o marido, a filha Sara, o genro e as netas cantámos a música toda. No final, o nosso genro foi falar com eles: eram equatorianos, nossos irmãos na fé, membros de várias igrejas evangélicas no Algarve!
Valeu bem a noite! Bem-hajam!

1.9.11

Regresso


Regresso de férias do Algarve, onde estive a descansar, mas não bem como representa esta pintura de Heidemarie Orlowski...
Ora bem: uma vez regressada ao "home, sweet home", retomo as férias permanentes...