30.11.14

1º Domingo do Advento

 
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

Isaías 9:6

27.11.14

Parabéns, Alentejo!



Sempre apreciei muito o chamado Cante alentejano, cantado mais tradicionalmente por homens, mas também por mulheres.
Recordo que o meu pai, que pastoreou a Igreja Baptista de Chança no início dos anos 40 do século passado, nos contava como apreciava as pessoas, especialmente senhoras, que faziam o "descante" dos hinos no Culto, referindo-se àquela voz mais alta típica desta forma musical.
As experiências de um beirão casado com uma matosinhense numa terra à época tão diferente daquelas de onde eram naturais, ficaram nos anais da família, bem como o nascimento do nosso irmãos mais velho.
E que viva o Alentejo!

24.11.14

Parabéns, filha Rute!

Tinhas aqui 3 anos e eras muito vaidosa deste belo casaco...
E como já completas 42 anos...
Estamos muito felizes com aquilo que Deus tem permitido que te tornes, com a tua própria família e as tuas escolhas. Que Deus continue a abençoar cada um dos teus dias é o nosso desejo.

22.11.14

Parabéns, Joaquim!

Completas hoje 7 anos! Subiste um degrau este ano, já que deixaste a escola dos pequeninos (do mano) e entraste na escola dos maiores (das manas)! Já começas a ler e a fazer contas, estás grande! Que o Senhor Jesus te acompanhe sempre e te dê uma vida maravilhosa!

21.11.14

Parabéns, Marta!

Como é possível que já faças 8 anos, se me parece que ainda há tão pouco tempo eras uma bebé redondinha? Agora estás uma linda senhorinha, que gosta de ajudar os avós, especialmente a lavar a louça... Amamos-te muito, Marta, e desejamos que o Senhor Jesus seja sempre o teu companheiro de vida.

10.11.14

Até logo, Pastor Oliveira.

Não é comum anunciar um falecimento com uma fotografia tão alegre, mas foi assim a vida do nosso querido Pastor Oliveira, que nos acompanhou na nossa Igreja Baptista de Queluz durante décadas. Nesta foto, apenas alguns dos muitos de uma geração que ele viu nascer e crescer, que evangelizou, baptizou e casou, cujas crianças apaparicou e na qual se incluem os meus filhos.
Os seus últimos 5 anos de doença permitiram-lhe uma ânsia de falar do seu Mestre a todos quantos se cruzavam com ele, sobretudo no Hospital.
Uma grande lição que nos deixa deste período de sofrimento é o versículo que constantemente repetia e que tanto me consola:
"A alegria do Senhor é a minha força" (Neemias 8:10).

9.11.14

A Queda do Muro

Foi há 25 anos! Espanto! Aquilo que nas quase 3 décadas anteriores parecia um sonho e uma impossibilidade aconteceu quando o seu tempo chegou, como uma tempestade.
Em Julho / Agosto tínhamos estado na Hungria. Ainda era necessária visto para lá entrar. A fronteira com a Áustria apresentava já sinais de nervosismo. O lago Balaton e Budapeste estavam cheios de alemães da RDA que se acotovelavam às portas da liberdade...
Diz a nossa filha Rute que comíamos castanhas quando vimos a queda do muro em directo na televisão. Não me lembro desse pormenor, mas sabemos que o mundo mudou naquela hora, em que víamos multidões a chegar ao muro e começar a derrubá-lo, a invadir as ruas e as lojas de Berlim Ocidental.
Não, a história não foi fácil para a nova Alemanha, mas em comemoração vou hoje comer castanhas! Prost!

7.11.14

Perdoei-o ou perdoei-lhe?

Se há algo que me irrita na comunicação social e em conversas já de modo generalizado é ouvir dizer "perdoei-o" em vez do correcto "perdoei-lhe".
"Perdoar" é um verbo com complemento directo (aquilo que se perdoa) e indirecto (a quem se perdoa).
Ex.:" Perdoei-lhe a dívida que tinha para comigo".
Vá lá, podem ver aqui:


http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint66.php