24.9.15

Brasil - Visita a Petrópolis

 Petrópolis era a residência imperial de verão, especialmente para D. Pedro II e sua esposa D. Teresa Cristina. Esta cidade recebeu o nome do imperador, enquanto Teresópolis foi honrada com o nome da imperatriz. 
Petrópolis mantém muitos palácios que pertenciam à nobreza de forma impecável. É uma cidade onde se respira História. Belíssima.
Entre Teresópolis e Petrópolis: só montanhas.
Palácio que serve a Câmara de Vereadores.
Jacas nos jardins do Museu Imperial, antigo palácio de verão do imperador.
Museu Imperial.
Hotel que data do tempo dos imperadores.
Aqui é que as palmeiras são a sério...
Catedral de S. Pedro de Alcântara.
Palácio da Princesa D. Isabel.
Nas ruas de Petrópolis.









23.9.15

75 anos!

Os nossos pais casaram a 23 de Setembro de 1940 e, se fossem vivos, completariam hoje 75 anos de casamento, Bodas de Diamante. Casaram, com muito pouco dinheiro, na Igreja Baptista de Viseu, o nosso pai com 32 anos de idade e a nossa mãe com 30. Ainda foram a tempo de produzir 6 filhos em 10 anos... Infelizmente, o seu casamento durou apenas 35 anos, já que a nossa mãe partiu aos 65.
Agradecemos a Deus por eles, por tudo o que a sua vida e seu casamento permitiram, já que sem eles, nenhum de nós existiria. Muito gratos.

19.9.15

Parabéns para nós!

Sim, é hoje que completamos 44 anos de casados! Escolhi esta foto recente tirada no Corcovado, Rio de Janeiro, para manifestar a nossa alegria por mais este ano que Deus nos concedeu. Continuamos a contar com a Sua graça e misericórdia em cada dia.

18.9.15

Teresópolis, Brasil

Não é só o Rio que tem as belezas que mostrei há dias. Teresópolis, no mesmo estado do Rio de Janeiro, mas em zona montanhosa, surpreendeu-nos pela sua beleza impressionante!
A caminho de Teresópolis. O "Dedo de Deus" aproxima-se...
O "Dedo de Deus" e a esmagadora presença desta cadeia de montanhas.
Montes a toda a volta.
Prefeitura.
Montanhas.
Infatigáveis formigas grandes carregam por toda parte pedacinhos de plantas que cortam. Aqui, formando as cores da nossa bandeira...
I  Igreja Batista de Teresópolis: à esquerda, parte nova, à direita, parte antiga.
As velhas instalações.
As novas instalações.
Montanhas, vistas do "Soberbo".
É irresistível fotografar estas montanhas, com sol ou com núvens! As 3 últimas foram já tiradas do interior da 'van' que nos levou ao Rio, ao aeroporto para o regresso. Surpresa! Afinal o "dedo de Deus" são dois...
No aeroporto, enquanto aguardamos o avião, um espectacular pôr do sol... Adeus, Brasil, adeus, Américas, adeus, hemisfério sul.









7.9.15

História Portugal - Brasil

A História é algo que sempre me atrai nas visitas, quer dentro, quer no estrangeiro. Aqui, fomos ver o Paço Imperial no Rio de Janeiro, onde o Governo português se instalou logo em 1808, aquando da chegada do ainda Príncipe Regente D. João, Rei D. João VI a partir da morte da sua mãe D. Maria I, no Rio de Janeiro.
A História explicada na rua.
Este edifício pertencia ao Convento do Carmo, que foi 'requisitado' para albergar a louca D. Maria I. Ela costumava aparecer a gritar à janela.
Explicação histórica na rua.
A Igreja do Carmo permanece igual.
Paço Imperial.
Imagem do Museu do Paço Imperial, mostrando a chegada dos Portugueses em 1808. Notar que se desembarcava naqueles degraus.
No Museu, imagem da Princesa Isabel e o decreto assinado por ela de Extinção da Escravatura.
Dentro do Paço, o antigo e o moderno.
Parte antiga do Paço.
Fachada do Paço.

Notar o recuo do mar na actualidade, quando comparado com a imagem do séc. XIX.
"Pináculo da Tentação", o nome sugerido pelos portugueses, era bem melhor que Corcovado...





6.9.15

Brasil

Nunca tive como ambição ir ao Brasil. Acontece que este Verão se proporcionou acompanharmos a nossa filha Rute, genro e netos numa viagem de 3 semanas em Agosto.
Posso dizer que a natureza nos encantou, tanto os morros e águas no Rio de Janeiro, como as montanhas em Teresópolis e Petrópolis.A História brasileira, entremeada com a nossa, também é sempre algo que me entusiasma.
Aqui vão alguns documentos fotográficos desta viagem.
Aterrar no Galeão, Rio de Janeiro.
No centro do Rio, o antigo misturado com o moderno.
À espera do bondinho para Santa Teresa.
Vista do Pão de Açúcar a partir de Santa Teresa.
O bondinho.
Do alto do Corcovado.
Dentro do teleférico a caminho do Pão de Açúcar.
Do Pão de Açúcar / Morro da Urca.