Já sabia que os jovens usam actualmente os meios de comunicação mais virtuais, tipo SMS e emails. Não estava, no entanto, preparada para o que acabo de descobrir. Criei para os meus alunos de 10º ano de Alemão o modelo que incluo para produzirem o suposto postal escrito por uma família alemã de visita à nossa cidade. A surpresa foi a quantidade de perguntas: "Onde é que escrevo?", "Para que são estas linhas?", etc. E verificar depois que alguns dos alunos tinham usado as linhas para escrever o texto!
7 comentários:
Ganha-se literacia tecnológica, perde-se literacia textual...
nem sei o que dizer...
também descobri há pouco que há gente adulta que não sabe ler as horas em relócios não digitais.
relógios
Infelizmente é verdade!
A tecnologia avança e os miúdos sabem muitas coisas de computadores mas pouco de "coisas tradicionais"
Ensino aos meus filhotes a fazer aviões de papel e castelos na areia e bolos e coisas "com as mãos" para que não pensem que é apenas a tecnologia, mas acho que ainda terei de fazer muito mais, principalmente quando quero comprar brinquedos e tudo tem pilhas, algo que se torna irritante!
Bjs
Dá vontade de rir...mas é uma grande verdade, estas tecnologias roubam-nos tempo para outras manualidades?
Também sei que há por ai muito boa gente que não sabe utilizar uma régua,pois fazem a seguinte pergunta:
- começo a medir donde, do principio da régua, ou do um?
Por outro lado eles sabem outras coisas que nós não sabemos.
;)
Tenho um menino, a estagiar no escritório onde trabalho, está a acabar o 12º ano e não sabe o abecedário....
Enviar um comentário