31.1.11

Acções de Formação

A mais deliciosa definição da função das Acções de Formação para professores é de Flannery O'Connor (descontada a diferença cultural):
"Nos últimos vinte verões, quando devia era estar a descansar, tinha antes que carregar com um baú no calor escaldante do Verão e frequentar a escola estadual para os professores; e embora quando regressasse, no Outono, continuasse sempre a ensinar da forma como lhe diziam que os professores não deviam ensinar, esta vingança era demasiado moderada para satisfazer o seu sentido de justiça."

29.1.11

Antigo Aluno

O J., meu antigo aluno de 1989-90, encontrou-me pela net e deixou-me uma mensagem que me aqueceu o coração, em que dizia que lhe "marquei a vida". Algum exagero, por certo...
Gostaria apenas que, no tempo que me resta como professora, eu pudesse ainda tocar a vida de algum dos meus alunos.

27.1.11

O Nosso Casamento


visto pela nossa neta Maria (6 anos).

19.1.11

Cachecol de Dedo


Comprei um novelo e sentei-me a aprender com esta senhora.
Numa hora fiz este pequeno cachecol duplo para uma neta.
Trabalho proveitoso, não?

18.1.11

O meu bairro

Quando viemos viver para este bairro, há 30 e muitos anos, éramos um casalinho muito jovem num ambiente mais adulto. Os mais idosos morreram todos um a um, e agora há poucos jovens a mudar-se para cá.
Há dias contemplei mais uma vez o dr. A., antigo pediatra de renome cá na zona, que sempre foi um grande caminheiro, rua acima, rua abaixo, atrás dos seus pacientes. Notei uma certa rigidez no seu andar, que é nova, para quem tinha o passo tão ginasticado.
Isso levou-me a pensar que o meu bairro está inexoravelmente a envelhecer. E eu também.

6.1.11

Na escola

Pensava que já não teria que aprender mais uma data de processos informáticos chamados "Livro de Ponto Digital", que uma reforma (merecida) me livraria dessa inutilidade para o resto da minha vida. Não. Tenho uns dias para fazer esse tirocínio.
Pensava que um último ano lectivo poderia ser passado com umas turmas calmas e sem grandes arrelias. Não. Tinha que desbravar umas turmas de 10ºs anos de Cursos Profissionais, com meninos metidos a engraçadinhos a tentarem dar-me cabo dos nervos.
Ok.
Mas não estava nada preparada para ouvir o maior elogio de toda a minha vida profissional, vindo de um dos meninos (bem grandes):
"Se a setora fosse para Presidente, este país saía da crise!"