31.12.07

Feliz Ano!


À medida que os ponteiros se aproximam inexoravelmente de um novo ano, agradeço a Deus tudo o que me deu viver em 2007 e desejo a todos um óptimo 2008!

Último Domingo do Ano


Hoje fomos convidados a deixar as cadeias que nos amarram a todos, sejam aquelas produzidas por outros em nós, ou as que nós produzimos em outros. Ou, talvez mais, aquelas que derivam da falta de confiança em Deus.
Muitos, homens, mulheres, crianças, responderam ao apelo e, com lágrimas ou em toda a simplicidade, levantaram-se do seu lugar e foram deixar as suas cadeias. Aos pés da cruz.

28.12.07

Descendência

Ter os cinco netos netos em casa pode significar andar a dar iogurte a duas em simultâneo e tentar enfiar uma colherada na boca de uma terceira, por engano!

26.12.07

O Filme de Natal


Por que razão um membro do Parlamento inglês se envolve por décadas numa luta aparentemente sem fim e sem sucesso?
Nos cinemas a partir de amanhã.

25.12.07

Citação de Natal

"Evitemos a todo o custo a tentação de tornar a nossa adoração de Natal uma fuga do stress e das amarguras da vida para um reino de beleza irreal. Foi para o mundo real que Cristo veio, para uma cidade onde não havia lugar para Ele e para um país onde o rei era Herodes, o assassino de inocentes.
Ele vem para nós, não para nos abrigar da dureza do mundo, mas para nos dar a coragem e a força para a suportar; não para nos arrancar por milagre dos conflitos da vida, mas para nos dar paz - a Sua paz - nos nossos corações, pela qual podemos estar calmamente firmes enquanto os conflitos rugem e podemos trazer ao mundo despedaçado a cura que é a paz."
Our Daily Bread

23.12.07

O Cartão de Natal


"Cristo Jesus, embora por natureza sendo Deus, não reivindicou o ser igual a Deus, mas desfez-se das suas regalias próprias, e tornando-se um ser humano, tomou uma posição de dependência, humilhando-se a ponto de se sujeitar voluntariamente à morte; não a uma morte vulgar, mas à morte da cruz".
(O Livro - A Bíblia para Hoje - Filipenses 2:6)

Aproveito a imagem e o texto para desejar um Feliz Natal a todos os que por aqui passarem .

21.12.07

20.12.07

Decoração de Natal



Em nossa casa.
O arranjo pendurado na nossa porta foi feito e oferecido pela D. J., funcionária da escola, numa atitude de grande simpatia que me deixou comovida.

19.12.07

Iluminações de Natal


(Câmara Municipal de Sintra)

18.12.07

17.12.07

Doce de Natal


(www.culinaria.terra.com.br)

As azevias de grão, principalmente aquelas feitas pela minha vizinha alentejana D. A., são um óptimo doce de Natal.

15.12.07

Uma Forma Diferente de Celebrar o Natal


Dedico este vídeo aos "meninos de chocolate" da minha igreja.

14.12.07

Infância


Não sei se em miúda eu era tão gira como esta boneca. Só sei que fui muito aguardada, enquanto a minha mãe dava à luz rapaz após rapaz (4) e que, quando nasci, trazia muito cabelo preto. Logo me ofereceram laços que me punham na cabeça. Sei que era calminha, que vi a luz do dia numa fria manhã de Dezembro na cidade da Guarda, há precisamente 59 anos.

13.12.07

Festa de Natal


Ontem fui à festa de Natal da escolinha das minhas netas Maria e Marta. Gira, a festa, realizada nas grandes instalações de uma igreja evangélica da zona.
Inopinado foi descobrir na fila atrás da nossa o meu antigo colega do Externato Acrópole, R.P.! Fomos colegas durante quase duas décadas e eu já não o via há mais de uma! Por grande coincidência, a neta dele é colega de sala da minha Maria e até são grandes amigas!
Irónico nisto tudo foi encontrar um colega que tanto entrava comigo pelos meus valores religiosos / espirituais e que se confessava ateu, na festa de uma escola evangélica, realizada numa igreja!

11.12.07

Titulares

Por ocasião do concurso de profs titulares, todo o pessoal lá na escola foi contra, esbravejou, ameaçou de tudo um pouco, desde não concorrer até metê-los todos em tribunal. Quando os resultados sairam, fomo-nos todos aquietando, rendidos à lei do mais forte. Eu própria reclamei pelas vias legais (que ainda não obtiveram resposta) e tive que me submeter.
No entanto, uma das nossas colegas de Línguas não fez assim. Foi a única que cumpriu o que prometera e meteu o caso em tribunal. Há dias, todo o pessoal da lista das Línguas em que ela mesma estava colocada começou a receber uns postalinhos do tribunal.
Foi o escândalo: que ela era má colega, que tinha posto os restantes em maus lençóis, "que vamos agora fazer ao tribunal", etc.
Ainda alvitrei que ela fez o que lhe era de direito, o que provavelmente todos deveríamos ter feito, e que o incómodo causado aos colegas não era certamente intenção dela , nem sequer talvez ela contasse com isso.
Não adiantou muito a minha opinião: os ânimos arrefeceram, de facto e há agora uma campânula de gelo em volta da pobre E.

10.12.07

No Porto


Regresso de mais um fim de semana no Porto, onde, além de visitar a família, vou ver a célebre "árvore de Natal mais alta" do país, da península, da Europa, quiçá do mundo. (A nossa parolice em anunciar sempre que temos o mais alto, o maior, etc....)
Por pura inépcia, captei também um qualquer letreiro de rua, que não me deixa mentir, pois a fotografia foi de facto tirada ontem.

6.12.07

A Caminho da Escola



As traseiras dos prédios dão para um ribeirito mal cheiroso no verão e enlameado no inverno, vista sem graça. Mas, se nos concentrarmos no 'graffitto' feito há dias por dois jovens no muro, o caso muda de figura e a beleza surge!

5.12.07

Encarregados de Educação

Receber a mãe de um aluno significa ouvir os problemas dele desde pequenino, os casamentos e descasamentos da mãe e seus efeitos no filho, a impotência dela perante a aparente indiferença do rapaz pela escola e por fim, eu tentar convencê-la que o rapaz nem está assim tão mal e tem a coisa controlada à maneira dele.

4.12.07

Descolamento do Vítreo

Foi o que me aconteceu na noite de sábado passado, quando subitamente comecei a ver umas manchas escuras no olho direito. Ida às urgências no Hospital da Luz e nova consulta hoje com especialista em Retina confirmou a benignidade do diagnóstico. O descolamento do vítreo, ao contrário do da retina, é benigno e não tem importância de maior. Tenho apenas que habituar-me às "nuvens" e "teias de aranha" que passaram a vogar no meu olho direito. Se quiserem saber mais, podem ver aqui.

1.12.07

Ontem no DN

Notícia de uma série de casos graves passados nas universidades recentemente, ou com praxes ou com excesso de bebida puro e simples. Já é tempo de acabar com o mito que a diversão juvenil só pode acontecer com álcool. Já é tempo de fazer passar a mensagem que a praxe é uma invenção recente e decadente. No meu tempo de estudante universitária, tal coisa não acontecia em Lisboa, só havia uns resquícios patetas em Coimbra.