9.3.09

O Dia do Prémio

Vivi em Guimarães dos 10 aos 17 anos, onde fiz desde a 4ª classe ao último ano do Liceu, como se dizia na época.
Pois logo na 4ª classe, e graças à minha boa avaliação como estudante, me começaram a perguntar uns dias antes do 9 de Março: "Vais ao prémio?"
E sim, fui ao prémio logo nesse ano e nos outros que se seguiram.
Em Guimarães comemorava-se nessa época o dia 9 de Março como o dia de Martins Sarmento, estudioso de História e Arqueologia, tanto quanto sei. A Sociedade Martins Sarmento dedicava este dia a receber os melhores alunos de todas as escolas do concelho e dava-lhes um prémio, que constava de um livro, um lanchito e uma sessão de cinema grátis no Cine-Teatro Jordão para toda a miudagem da cidade.
Era um dia memorável, já porque não havia aulas...
Não me lembro já de quantas vezes fui ao prémio. Só sei que o melhor foi aquele em que já não estava lá para o receber: o de melhor aluna da cidade de Guimarães, que me foi atribuído pelas classificações dos exames do 7º ano, quando eu estava já na Faculdade: 500 escuditos, tanto quanto me lembro...

8 comentários:

Anónimo disse...

Achei muito interessante e ficam aqui os meus parabéns.
500 escuditos era muito bom.
Desculpe, um alerta quanto ao nome da Soc.

Anónimo disse...

j115764
encontrei finalmente o teu contacto. Eu sou a Manela d Germânicas q morava no Tarrafal. Tu eras a "URSA" do LIceu. Foste sempre brilhante. Venho lançar-te um desafio: vai a www.esmsarmento e concorre. Tenho a certeza q s o fizeres ganhas. Vá Lá, força. Bjos. Manela

Anónimo disse...

o site é www.esmsarmento.pt

Anónimo disse...

Olá.
Fiquei muito contente por te encontrar. Tu já não te lembras de mim - M.ª José Marques, mas eu lembro-me perfeitamente de ti e dos prémios que recebias. Se calhar o maior prémio são os sete netos! Eu, que nunca recebi prémios, também só sou tenho duas netas. uma ainda é bébé, a outra, com quase 3 anos, chama-me VóJé. Um beijo, e até um dia destes.

Avozinha disse...

Ó minha querida Manela: que prazer receber-te no meu canto! Maria José: falta-me só uma fotozita para te localizar nas brumas da memória... Obrigada pela vossa companhia e boas palavras!

António Matos disse...

Depois de ter sido avisado da existência deste blogue cuja autora passou por Guimarães deixando a marca indelével dos bons alunos, senti a curiosidade de vasculhar um pouquito para ver se descortinava algum ponto de intersecção entre os nossos passados.
O teu olho, lindo e a reflectir uma janela bem lá ao fundo da pupila, não me esclarece nada !
Porém, o teu nome é o mesmo do de uma colega que tive lá pelo liceu de Guimarães.
Reparei também que anuncias a tua sexagenariedade em Dezembro de 2008 e como a minha teve lugar em Novembro, quem sabe não serás a tal colega ?
Deixo-te com a pulga atrás da orelha dizendo-te que sou o António Matos ( Tony naquele tempo ) e que era da f).
Diz-te alguma coisa ?

Avozinha disse...

Caro Tony: eu, como boa menina de Letras, só me lembro dos meninos das alíneas a), b) e c)...
Parece que temos que fazer mais almoços como o dos 30 anos...

António Matos disse...

Oh avozinha, baralhaste-me bué ga ga ga pois dizes que só te lembras dos meninos das alíneas xpto ga ga ga mas dos da f, nada , no entanto, falas ga ga ga do almoço dos 30 anos ga ga ga.
Eu fui a um almoço na Penha que não recordo ga ga ga se era dos 30 ou dos 20 ou ga ga ga por qualquer outro motivo.
Estarei gágá ?
Eu já não recordo ga ga ga se a Eunice a que me refiro és tu ou não ga ga ga .
Bom, até à próxima ga ga ga ....