10.8.09

Algarve

Nós, portugueses que por vezes passamos férias no Algarve, percebemos os diferentes mundos que connosco se cruzam, mas raramente temos a possibilidade de lhes abrir a porta e dar uma espreitadela lá para dentro.
Há dias, tive a oportunidade de passar umas horas na casa da E., cidadã suíça a residir no Algarve: uma boa casa no alto de uma elevação a pouca distância do mar, uns quartos para receber os amigos, a televisão sintonizada nos canais suíços. Depois de uma bela Carne de Porco à Alentejana com um travo estrangeiro, a E. levou-me ao terraço da sua casa: o luar espalhava-se sobre o terreno e as árvores, o rumor da A22 ao longe não perturbava a paz do momento, ao longe as luzes de Alcantarilha, Pêra e Armação de Pêra. Ela murmurou:
"Não quero mais nada, não preciso de mais nada! Estou no Paraíso!"

2 comentários:

Mélia disse...

Quantas vezes já usei essa frase em referência aos meus avós, os quais abandonaram Portugal à procura de melhor vida; uma ilusão, a qual eles não tinham ideia do preço que custaria . Cegos pelo o que os rodeava, voltaram as costas ao Paraíso. Para mim, essa decisão foi uma verdadeira tragédia que continua a afectar gerações presentes.

RETIRO do ÉDEN disse...

Querida Avó,

No Retiro do Éden em Óbidos, também é um verdadeiro paraíso...(veja-se a foto do blogue)por ora, simplesmente, rupestre...um dia quem sabe...será para todos os que quiserem usufruir desse espaço.

É um sonho que para já não passa de um sonho.

Forte abraço
Mer