30.6.09

Voltámos ao Porto


para testemunhar a Dedicação do Josué ao Senhor, como já tinha acontecido com a sua mana Rebeca. Foi neste domingo.

28.6.09

4 Anos!


Foi este o olhar inquisitivo que nos lançaste quando te vimos pela primeira vez, com cerca de 15 minutos de vida, a nós, avós, bisavó e tios, que ansiosamente esperávamos a notícia da tua chegada. E é assim que continuas a interrogar-nos, já que queres saber o porquê de tudo!
A nossa vida enriqueceu imenso com o teu nascimento, querida Joana. Que Deus te dê tudo o que Ele tem de melhor é o meu desejo no teu dia!

22.6.09

A Merceeira de Aljubarrota

A mercearia da minha rua foi assaltada.
Estava a dona a lavar um recanto com a esfregona, quando dois rapazes de capuz na cabeça entraram. Ela estranhou a indumentária por causa do calor, mas não ligou - há modas para tudo - e continuou a lavar o chão no seu cantinho, fora do alcance da vista dos larápios, que se dirigiram à menina da Caixa, filha da dona, e lhe exigiram que abrisse a caixa rapidamente!
Aí a merceeira ouviu, ignorou o brilho metálico da pistola que um exibia, e correu para cima deles com a esfregona.
E foi assim que os dois meliantes se puseram a correr, esperemos que para não mais voltar!

21.6.09

Bem-Vindo, Verão!


Georges Émile Lebacq, 'Lumiére d'Été' (1919)

"O Verão e o Inverno Tu os fizeste!"
(Salmo 74:17)

18.6.09

Férias? Quem falou em férias?

É costume pensar que os profs estão de férias a partir desta altura. Eu continuo a dar aulas (Profissionais) até 15 de Julho, com os respectivos testes e trabalhos, etc.
A próxima semana está cheia de reuniões de avaliação.
Hoje chamam-me do Agrupamento de Exames para ir levantar provas nacionais amanhã...
Não querem arranjar-me mais nada?

17.6.09

Novas Tecnologias

Recebo uma SMS no telemóvel a dizer que tenho uma consulta de neurocirurgia no Hospital de Sta. Maria no dia 18/6 e que devo responder se SIM ou NÃO vou.
Respondo a dizer que nunca me candidatei a tal consulta em tal hospital e que deve ser engano. Assino, para verificarem o erro de identidade.
Eis senão quando recebo de novo a mesma mensagem!
Quem será o infeliz que tem uma consulta amanhã e não sabe?
As tecnologias são boas, mas convém verificar as respostas às SMS!

16.6.09

Ter uma neta a passar o fim de semana connosco é...

... trazer de novo o levantar de noite para ver se está tapada
... encher a nossa cama de manhã
... ouvir montes de canções com sotaque brasileiro
... convencer que molhar a cara ao lavar a cabeça não faz mal, até é giro
... tentar convencer que aquele vestido cor-de-rosa não é bom quando chove
... recordar que afinal sempre tivémos a casa cheia de miúdos!

15.6.09

Monitor

Como é possível que um monitor plano novinho em folha (de Junho de 2008, vá lá...) nos deixe completamente às escuras e me obrigue a recorrer ao E-escolas? E na loja prometem novas dele no prazo de 30 dias. 30 dias? E todos os materiais que só temos lá?

13.6.09

Final de Aulas II

A R. é o que se costuma chamar "uma miúda apagada". Nunca faz uma pergunta em voz alta, nunca reclama, nada. Boa aluna, embora um pouco oscilante nas avaliações.
Ontem, ao terminar a nossa última aula, ela ficou para o fim e veio dizer-me, ultrapassando a sua natural timidez: "Já só temos mais um ano de Alemão? Que pena, setora, gostei tanto das aulas! Foram tão interactivas, tão variadas, que pena acabarem já no próximo ano!"
E eu fiquei sem saber que lhe dizer!

12.6.09

Final de Aulas

Hoje foi o penúltimo dia de aulas para as turmas do 7º, 8º e 10º anos, sendo que as do 9º, do 11º e do 12º já terminaram há mais tempo. Ficam só os do Profissional e dos CEFs.
Como que para comemorar o fim do ano, houve (mais) um tumulto na escola. Alguém diz 'Fight!' e todos correm para ver. No centro do emaranhado de miúdos vejo uma no chão. Mas logo tudo acaba e da confusão emergem, entre muitos outros, uma aluna minha que está grávida, outra com um recém-nascido num 'sling', outra ainda com uma criança pequena pela mão.
Andar na escola pode ser perigoso!

9.6.09

Das coisas mais amorosas que há


é ver gatinhos bebés a brincar.
Daqui.

7.6.09

Pentecostes


(de Otto Frese)

Sim, já sei que foi no domingo passado.
No entanto, esta semana abordei um texto nas duas turmas de Alemão exactamente passado no "Pfingsten" ('Pentecostes' em alemão) acerca do tema Viagens.
Perguntei aos alunos se sabiam o que era o Pentecostes. Nem um único se acusou. Vários nem conseguiam pronunciar bem a palavra em português. E então expliquei:

"Depois da Páscoa, quando Jesus morreu e ressuscitou, Ele andou uns dias com os Seus discípulos a deixar as Suas últimas instruções. Iam em breve ficar sozinhos e iriam sentir a falta do poder do Senhor. Mas Ele prometeu que não os deixaria sós: após a Sua partida, outra Pessoa Divina, o Espírito Santo, viria tomar o Seu lugar.
Então, Jesus subiu ao céu (na Ascenção, comemorada há dias) e o grupo de discípulos ficou só e sem saber o que fazer. Mas não tardou a chegar o dia em que, estando eles reunidos, a sala se encheu do Poder do Espírito Santo que desceu sobre cada um deles e os transformou de pobres pessoas medrosas em pessoas corajosas, prontas a desafiar tudo e todos, no Nome do Senhor."

Creio que nunca tive uns minutos de tanto silêncio e atenção como estes, em que expliquei aos meus alunos, muçulmanos incluídos, o poder de Deus, a propósito de um texto de Alemão.

4.6.09

Amazing Grace!


Fui ver este filme com uma colega, sobre a luta de um dos meus heróis pela abolição da escravatura no Reino Unido: William Wilberforce. Acabámos juntas a cantarolar este belíssimo hino no escuro do cinema.
A não perder.

1.6.09

Dia dos Netos


Dedico este Dia da Criança aos meus queridos netos, particularmente ao Josué, com quem estivémos ainda hoje.