5.1.10

Cursos Profissionais

O portfolio faz parte da avaliação nestes cursos, 20% da classificação final, mais exactamente. É muito. Significa que um aluno fraco com negativa nos testes pode, se apresentar um portfolio cuidado, passar à vontade para a positiva.
Pedi aos meus alunos de Alemão que o trouxessem para minha análise no dia do último teste, penúltima aula. Nem um se lembrou.
Avisei: tragam na próxima aula, última do período. Um aluno trouxe-o e foi classificado. Muitos alunos faltaram: era a última aula...
Avisei: última oportunidade na primeira aula do 2º período!
Hoje. Muitos alunos faltaram: era a primeira aula...
A maioria dos presentes tinha-se esquecido, ou nem sequer tinha sabido do prazo (?!). Alguns inventaram algo à pressa, outros foram buscar a casa.
Que mais posso dizer?

4 comentários:

Mélia disse...

Exatamente como faziamos no Liceu nos anos 60.....

Raquel Henriques disse...

Eu fui informada que nos Efas, todos os alunos já estão aprovados... (isto é, que nem me passe pela cabeça o contrário) quando alguns deles, não vêm a metade das aulas, não têm caderno, não guardam os materiais que fornecemos, não fazem actividades e obviamente não conseguem fazer nada nas fichas de avaliação (nem com consulta!!!)... mas vão ter o 12.º ano e eu estou a ferver!!! :(

Carla Santos Alves disse...

ai nem sei o que diga...enfim!
Acho que nao os estamos a ajudar, estamos a "dar o peixe"

bjs

G_ticopei disse...

É por atitudes destas que ainda no outro dia disse, que desde que dou aulas a EFAs cada vez entendo mais e condeno menos os miudos dos cursos de aprendizagem. Se eles não têm as referencias básicas como vão seguir exemplos que não têm? Apenas seguem os que têm.