18.8.11

Vida sem Glúten

http://sic.sapo.pt/programas/boatarde/article730095.ece

Descobrimos que a nossa filha Sara era celíaca aos seus 2 anos de idade, depois de a vermos cada dia mais tristonha, fraca e definhada, mas mantendo uma enorme barriga, sem que os médicos a que recorríamos descobrissem o que se passava com ela.
Foi preciso que ela ficasse muito desidratada, devido às diarreias e vómitos constantes, e que tivesse que ficar internada no Hospital de Santa Maria.
No dia em que, depois de múltiplos exames e de uma biópsia ao tecido intestinal, se confirmou a suspeita de doença celíaca, foi um dia feliz! Sim, agora sabíamos o que ela tinha, agora não era algo muito pior, agora era só fazer dieta!
Em duas semanas de dieta, a Sara parecia outra menina: carinha cheia, alegre e bem-disposta.
Na época, há 30 e tal anos, não era fácil encontrar produtos sem glúten. Recorria a receitas sem ele, bolos, bolachas, etc. Consegui uma enorme lista!
A Sara cedo aprendeu que não podia comer tudo o que os irmãos comiam, nem aceitar nada fora de casa. Essa parte foi fácil.
Aproveito para reiterar a ciência, a paciência e o carinho que a equipa do dr. Paulo Ramalho teve por estes pequenos doentes, até à sua idade adulta.
Aproveito ainda para realçar à indústria alimentar a necessidade de incluir sempre em cada alimento o símbolo sem glúten! Isso é essencial para estes doentes. Aliás, nem se lhes deve chamar doentes, porque, com a dieta rigorosa, eles são completamente saudáveis.


3 comentários:

Antonieta Calado disse...

D. Avózinha, por pesquisa no Google acerca de descolamento do vitreo, encontrei o seu blog. Ao ler o seu artigo verifiquei que a senhora teve os mesmos sintomas que eu estou tendo agora. Por gentileza, pedia-lhe que me dissesse por favor, se a senhora melhorou e se sim ao fim de quanto tempo, se fez algum tratamento em especial.
Antecipadamente grata, um grande bem haja.
Antonieta.

Avozinha disse...

D. Antonieta: já não é a primeira que recebe informação no meu blog acerca do descolamento de vítreo. Há semanas, aconteceu o mesmo com um dos meus irmãos...
No meu caso, não me foi indicado que fizesse nada. Fui vista por uma oftalmologista de urgência e 2 dias depois pelo seu chefe e foi-me dito que ficasse descansada, que não era grave. Já ao meu irmão receitaram medicamento.
Estive umas 3 semanas a ver coisas escuras a passar pelo olho, até que foram desaparecendo.
Ficaram sempre uns fiapos de núvens, a que a gente se habitua...
Tudo a correr bem no seu caso, amiga!

Antonieta Calado disse...

Fiquei muito grata pela sua atenção e esclarecimentos. Fico na expectativa de melhorar, tal como a senhora. Isto aconteceu-me a semana passada e também fui vista por um oftalmologista, que de certa forma me tranquilizou. Mas acontece que num olho estava a ver flashs, devido ao facto do descolamento ainda não se ter efectuado a 100% e assim receitou-me um anti-inflamatório. Ao mesmo tempo recomendou-me que ficasse atenta até que os flashs desaparecessem, porque poderia fazer rotura na retina e aí seria muito grave e que fosse de imediato às urgências. Hoje já não vi os ditos flashs e estou esperançada que as coisas vão melhorar. Vamos lá ver. Mais uma vez muito obrigada e as melhoras de seu irmão.
Antonieta.