11.9.11

Fé e Acção


Na manha de 11 de Setembro de 2001, Todd Beamer embarcou no voo 93 da United Airlines, a caminho de San Francisco. O avião caíu na Pennsylvania. Morreram as 44 pessoas a bordo.
Todd, funcionário da Oracle Corporation, tinha 32 anos, era casado com Lisa e tinham dois rapazes, de 4 anos e 18 meses. O casal esperava o terceiro filho.
Todd e Lisa tinham se conhecido durante os seus estudos no Wheaton College, onde se licenciaram em 1991.
A bordo, Todd conseguiu ligar o telefone do avião para uma operadora da companhia aérea. Nessa conversa de cerca de 15 minutos, Todd descreveu calmamente a situação. A bordo estavam três piratas do ar, dois dos quais armados com facas. Os passageiros estavam conscientes de que dois aviões tinham sido projectados contra as torres do World Trade Center e outro sobre o Pentágono. Todd disse que um grupo de passageiros tentaria retirar o controlo do avião aos piratas do ar. Naquele clima de tensão máxima, Todd pediu à operadora que o acompanhasse numa oração. Ela concordou. Eles oraram: "Pai nosso que estás nos céus..." Depois, Todd recitou o Salmo 23: "O Senhor é o meu Pastor..." e gritou: "Jesus, ajuda-me!" A última coisa que a operadora ouviu foi a voz de Todd, gritando aos colegas passageiros: "Estão prontos? Vamos! (Let's roll!")
Todd e um pequeno grupo de passageiros tentaram reassumir o controlo do avião. O voo 93 da United Airlines acabaria num campo da Pennsylvania. As autoridades estão convencidas que este acto de extrema coragem impediu que o avião tenha sido projectado contra o alvo dos piratas (talvez a Casa Branca).
Todd clamou por Deus e avançou pela fé: isto representa aquilo que ele realmente era, como líder cristão jovem, como marido e pai e crente no mundo do trabalho.
Em 5 de Outubro de 2001, numa carta enviada pela Casa Branca à universidade, podia ler-se: "Wheaton College mantém-se firme pelas coisas que permanecem: pela fé, pela integridade e pelo serviço aos outros. Foram esses valores que ficaram expressos na vida e no sacrifício de Todd Beamer."
Nas palavras de Lisa, "Todd viveu cada dia procurando tomar pequenas decisões que estivessem de acordo com os propósitos que tinha para a vida. As acções que assumiu em 11 de Setembro foram mais um exemplo disso mesmo. Obviamente, estas foram das mais difíceis decisões que tomou, mas ele pôde tomá-las nesse dia, porque praticou cada dia, antes de 11 de Setembro."
O terceiro filho nasceria a 9 de Janeiro de 2002. É uma menina. "O que me impediu da histeria foi conhecer a verdade - no fim, estava tudo bem... Está tudo bem com a eternidade, mesmo que aqui e agora não esteja. As fundações da minha vida ainda estão intactas", confessou Lisa.

F. A. (adaptado)

1 comentário:

Maria disse...

Muito bom!