26.12.14

O passado de volta...

 Foi o pastor Ramos, de Cabo Verde, que me ofereceu estes pequenos álbuns de auto-colantes quando eu tinha 6 / 7 anos. Nessa época, em Portugal, não tínhamos acesso  a estes pequenos tesouros americanos que os navios deixavam nas ilhas. 
Qual não foi o meu espanto ao encontrar hoje estas preciosidades na posse dos meus netos Rebeca e Josué... Já não me lembro bem, mas pelos vistos ofereci-os à nossa filha mais velha, que por sua vez os poupou tanto, que pôde agora doá-los aos seus filhos...
Os auto-colantes que eu poupei ao máximo já perderam a cola, mas estão iguaizinhos ao que eram quando eu os possuía como um grande tesouro!



24.12.14

Feliz Natal!

A alegria que o Natal de Cristo nos traz tem o formato de uma cruz.

23.12.14

Partiu

Subitamente no sábado passado partiu para o Senhor a minha amiga que comentava os meus posts como Maria. Ela própria mantinha o blogue "Ele Vive" e foi baseada nessa esperança que ela viveu e morreu. A blogosfera ficou mais pobre e o Céu mais rico. Até logo, Mimi!

21.12.14

4º Domingo do Advento

Jesus falou ao povo deste modo: «Eu sou a luz do mundo. Quem me seguir deixa de andar na escuridão e terá a luz da vida.» (João 8:12)

14.12.14

3º Domingo do Advento

O povo mergulhado na escuridão viu uma grande luz! Luz que brilhou para os que estavam na região escura da morte. (Mateus 4:16)

Cheguei!

E assim, muito simplesmente, a forma de o meu pai comunicar a minha chegada à família no Porto.

7.12.14

2º Domingo do Advento

"1 O povo que caminhava nas trevas viu uma grande luz; habitavam numa terra de sombras e uma luz brilhou para eles. 2 Acrescentaste a alegria, ó SENHOR, aumentaste o júbilo." (Isaías 9:1-2)

2.12.14

Bem-vindo, Dezembro!

Decidi mudar para um 'look' mais natalício. Que acham?

30.11.14

1º Domingo do Advento

 
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

Isaías 9:6

27.11.14

Parabéns, Alentejo!



Sempre apreciei muito o chamado Cante alentejano, cantado mais tradicionalmente por homens, mas também por mulheres.
Recordo que o meu pai, que pastoreou a Igreja Baptista de Chança no início dos anos 40 do século passado, nos contava como apreciava as pessoas, especialmente senhoras, que faziam o "descante" dos hinos no Culto, referindo-se àquela voz mais alta típica desta forma musical.
As experiências de um beirão casado com uma matosinhense numa terra à época tão diferente daquelas de onde eram naturais, ficaram nos anais da família, bem como o nascimento do nosso irmãos mais velho.
E que viva o Alentejo!

24.11.14

Parabéns, filha Rute!

Tinhas aqui 3 anos e eras muito vaidosa deste belo casaco...
E como já completas 42 anos...
Estamos muito felizes com aquilo que Deus tem permitido que te tornes, com a tua própria família e as tuas escolhas. Que Deus continue a abençoar cada um dos teus dias é o nosso desejo.

22.11.14

Parabéns, Joaquim!

Completas hoje 7 anos! Subiste um degrau este ano, já que deixaste a escola dos pequeninos (do mano) e entraste na escola dos maiores (das manas)! Já começas a ler e a fazer contas, estás grande! Que o Senhor Jesus te acompanhe sempre e te dê uma vida maravilhosa!

21.11.14

Parabéns, Marta!

Como é possível que já faças 8 anos, se me parece que ainda há tão pouco tempo eras uma bebé redondinha? Agora estás uma linda senhorinha, que gosta de ajudar os avós, especialmente a lavar a louça... Amamos-te muito, Marta, e desejamos que o Senhor Jesus seja sempre o teu companheiro de vida.

10.11.14

Até logo, Pastor Oliveira.

Não é comum anunciar um falecimento com uma fotografia tão alegre, mas foi assim a vida do nosso querido Pastor Oliveira, que nos acompanhou na nossa Igreja Baptista de Queluz durante décadas. Nesta foto, apenas alguns dos muitos de uma geração que ele viu nascer e crescer, que evangelizou, baptizou e casou, cujas crianças apaparicou e na qual se incluem os meus filhos.
Os seus últimos 5 anos de doença permitiram-lhe uma ânsia de falar do seu Mestre a todos quantos se cruzavam com ele, sobretudo no Hospital.
Uma grande lição que nos deixa deste período de sofrimento é o versículo que constantemente repetia e que tanto me consola:
"A alegria do Senhor é a minha força" (Neemias 8:10).

9.11.14

A Queda do Muro

Foi há 25 anos! Espanto! Aquilo que nas quase 3 décadas anteriores parecia um sonho e uma impossibilidade aconteceu quando o seu tempo chegou, como uma tempestade.
Em Julho / Agosto tínhamos estado na Hungria. Ainda era necessária visto para lá entrar. A fronteira com a Áustria apresentava já sinais de nervosismo. O lago Balaton e Budapeste estavam cheios de alemães da RDA que se acotovelavam às portas da liberdade...
Diz a nossa filha Rute que comíamos castanhas quando vimos a queda do muro em directo na televisão. Não me lembro desse pormenor, mas sabemos que o mundo mudou naquela hora, em que víamos multidões a chegar ao muro e começar a derrubá-lo, a invadir as ruas e as lojas de Berlim Ocidental.
Não, a história não foi fácil para a nova Alemanha, mas em comemoração vou hoje comer castanhas! Prost!

7.11.14

Perdoei-o ou perdoei-lhe?

Se há algo que me irrita na comunicação social e em conversas já de modo generalizado é ouvir dizer "perdoei-o" em vez do correcto "perdoei-lhe".
"Perdoar" é um verbo com complemento directo (aquilo que se perdoa) e indirecto (a quem se perdoa).
Ex.:" Perdoei-lhe a dívida que tinha para comigo".
Vá lá, podem ver aqui:


http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint66.php

24.10.14

Praga, de novo!

Agora, Praga tornou-se destino frequente... Desta vez, esperava-nos um Outono frio, mas suave, com pouca chuva e tempo bom para passeios. Ficar em casa da nossa filha Sara, com toda a sua (crescente) família, lá no meio da floresta, também é um prazer... E sempre se vai ajudando um pouco na costura...
Desta vez, a viagem de avião
proporcionou-nos o maravilhoso cenário dos Alpes a perder de vista...
A certeza de sermos bem-vindos...
Praga aos nossos pés.
A belíssima vista da janela da casa da nossa filha.
Divoká Sarka, a floresta onde vivem.
Passeando pelo Outono.
Um belo passeio ao Palácio do Arquiduque Francisco Fernando.
Palácio de Konopiste.

17.10.14

Parabéns, Sara! Parabéns, Tiago!

Os nossos gémeos tinham aqui 8, 9 meses no Verão de 1978. Brincavam bem em cooperação, quando não arrancavam os brinquedos um ao outro...
Este é o primeiro ano em que fazem anos com uma separação superior a alguns quilómetros. No entanto, no meu coração continuam tão juntinhos como antes de nascerem...
Deus vos acompanhe, filhos, nos caminhos que Ele traçar para vocês seguirem.

4.10.14

Parabéns, Júlia!

Estamos tão felizes por celebrar o teu 6º aniversário, de novo em Praga, onde tirámos esta fotografia há uns meses...
Que o Senhor Jesus te guarde em cada dia e que possas caminhar sempre nos Seus passos, querida Júlia!

1.10.14

Bem-vindo, Outubro!

Esta é uma das minhas queridas imagens de Outubro, de há 9 anos atrás, quando apanhava bolotas com a primeira neta, a Maria. Gosto imenso deste mês de cores quentes, de calor suave e fresco crescente. Outubro, sê bem-vindo e benfazejo.

23.9.14

Viva o Outono!

Sabem que é uma das minhas estações favoritas. Este ano, em que o verão foi suave, o Outono já parece estar aí em força! Pois que venha, com as suas cores resplandecentes, o aconchego da casa, a mantinha sobre os joelhos, uma gata ao colo, um chocolate quente a fumegar na caneca.

20.9.14

Algarve

Foi muito agradável voltar ao Algarve em Setembro, que só se notou na segunda semana, pelas áreas cada vez maiores para estender as toalhas e o à vontade para passear à noite pelas ruas mais animadas. O tempo este praticamente sempre bom, no final com umas chuvinhas para lembrar o Outono que se aproxima. Repeti esta foto que tinha aqui reproduzido em 19 de Agosto de 2010:
Voltámos a casa da E., cidadã suíça que deixou tudo pela sua casa no Algarve, a quem chama de Paraíso. Mencionei-a aqui, em 10 de Agosto de 2009. Apesar da perda do seu marido português, ela decidiu permanecer no seu Paraíso, com vista para o mar:



19.9.14

43 anos!

Agradeço a Deus por nos ter juntado, ter mantido o nosso casamento por todos estes anos e pela já grande família a que deu origem através de nós.
Continua connosco, Senhor, a cada dia, que sozinhos não somos nada!

3.9.14

Algarve!

Voltámos ao Algarve três anos depois, por indicação médica do meu pneumologista... Resolvemos vir só em Setembro, dada a nossa disponibilidade de reformados.
Se pensam que Setembro é assim no Algarve, desiludam-se, porque só é assim até às 9 e meia... A partir das 10 começa a enchente e a procura de um lugarzinho ao sol entre toalhas alheias...

2.8.14

Chuva de Verão

de Tim Jacob.

30.7.14

Encontrar Abrigo Seguro

"Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde crie os seus filhotes, junto aos teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!" (Salmo 84:3)

Não é só a ave que encontra abrigo junto aos altares do Senhor. Também uma gata, que pariu recentemente quatro gatinhos perto da Igreja Baptista do Troviscal, aproveitou as horas de ensaios para o aniversário com as consequentes portas abertas, e começou a levar os seus filhotes lá para dentro, um atrás do outro.

Que tu e eu assim possamos encontrar abrigo à sombra do Senhor!

Parabéns, Rute e Alessandro!

Completam hoje 9 anos de casamento, bodas de ágata. Que a vossa vida em comum continue a ser tão preciosa como a ágata e que o Senhor continue a usar-vos ao Seu serviço!

26.7.14

Hoje é um dia especial, porque...

... os nossos tios Manuela e Teotónio (pais da noiva anterior) completam 50 anos de casados! (O jovem ao lado do noivo é o meu marido...) Que Deus vos continue a abençoar, queridos tios, da forma como têm sido bênção para tantos!

Hoje é um dia especial, porque...

... a nossa prima Marta se casa com o homem dos seus sonhos, o Ricardo! Que o Senhor Deus muito vos abençoe agora como casal e vos use ao Seu serviço!

Hoje é um dia especial, porque...

... é Dia dos Avós! E quando os netos são 10, temos direito a celebrar 10 vezes mais!

Hoje é um dia especial, porque...

... porque a nossa netinha Rebeca completa 7 anos! Já sabe ler e fazer contas e neste momento está com os pais e o irmão na Alemanha. Deus te abençoe, Rebeca!

20.7.14

Parabéns, Ana Rute e Tiago!

Completam hoje 12 anos de casamento, bodas de seda. Que os dias vos escorram como seda e que Deus complete em vocês a obra que iniciou!

14.7.14

Parabéns, Sara e Nuno!

Comemoram hoje 13 anos de casamento, bodas de renda. E olhem por onde e como o Senhor já vos guiou! Que Ele continue a ser a vossa estrela do norte.

29.6.14

"Entrar Para Ver Claramente"

(Mosteiro da Batalha)

"Quando estávamos em férias, visitámos uma pequena igreja perdida no meio da natureza. Um folheto informava que os seus vitrais deveriam ser absolutamente admirados. Quando chegámos ao exterior, nada vimos de extraordinário. Aqueles vitrais não passavam de um imenso 'puzzle' de peças acinzentadas. Sob essa primeira impressão, ficámos dececionados. Mas entrámos na Igreja e, lá dentro, tudo era diferente; nada tinha a ver  com a primeira impressão! Era meio dia e a luz inundava os vitrais, deixando-nos descobrir a beleza das cores e a mensagem que o mestre vidreiro tinha querido transmitir. Se não tivéssemos entrado, nada teríamos visto.
Isto faz-me pensar na Bíblia. Para apreciarmos a beleza da palavra de Deus e compreendê-la, é preciso entrar. 'Entrar na Bíblia' significa pôr de parte o tempo necessário para meditar nela e não nos contentarmos em ouvir o que os outros dizem dela.
'Entrar' é ler e refletir, para recebermos a luz de Deus. E se eu 'entrar', é importante constatar um facto: Deus é o verdadeiro autor destes textos e através deles são-me reveladas todas as maravilhas.
'Entrar' é dispor de tempo para estudar a Palavra. É tão bom descobrir que o Deus todo poderoso me ama, a mim, pequeno grão de poeira no universo! 'Entrar' é descobrir que ele tem projetos para mim.. 'Entrar' é constatar que aquelas palavras milenares estão sempre atuais e que através delas Deus marca diariamente um encontro comigo."
A. P.

28.6.14

100 Anos Depois

O dia exacto para começar a ler este romance histórico!

Parabéns, Joana!

Desta vez, completas os 9 anos longe de nós, na República Checa, a vossa nova casa. Estamos felizes por vos termos podido visitar no mês passado, como mostra esta fotografia, em que estamos a passear nas belas ruas de Praga.
Desejamos que continues a crescer (estás quase a apanhar-me...) na companhia do Senhor Jesus. Muitos abraços e beijos dos avós!

15.6.14

Bem-vinda, sobrinha-neta!

Nasceu esta madrugada o mais novo elemento do clã Cavaco, a 30ª bisneta da minha sogra, uma menina com um nome celestial. Fiz esta mantinha para ti, querida bebé, com o desejo que sigas o teu nome e que sejas uma filhinha do Pai do Céu. Parabéns, papás e manos e toda a família!

11.6.14

Viajar é voltar a casa!

A 1ª fotografia é da ida para a Alemanha. A 2ª de dentro do avião no aeroporto de Frankfurt. As últimas já com Portugal à vista por entre as núvens.

6.6.14

70 Anos / 70 Years

Temos esta dívida de gratidão para com os americanos: os soldados que lutaram nas praias da Normandia, os que caíram e os que se salvaram, bem como as famílias que os enviaram. O nosso mundo não seria igual sem este dia.
We have this gratitude debt to Americans: to the soldiers that fell on Normandy beaches and to those whose lives were saved, as well as to the families who sent them.
Major Robert Blatnik na praia Omaha.

5.6.14

Divoka Sarka - Parque natural em Praga


A nossa filha Sara vive com a sua família no meio de uma floresta a poucos minutos do centro de uma capital famosa... Lá, tem direito a tudo: ar puro, sons, cheiros, plantas, piscina, ribeiros, lago e até animais do mato, como o veado que aparece de manhã para observar os humanos numa gaiola...
A 8ª fotografia é do Seminário Baptista, também na floresta e a poucos quilómetros da casa da filha.