29.6.14

"Entrar Para Ver Claramente"

(Mosteiro da Batalha)

"Quando estávamos em férias, visitámos uma pequena igreja perdida no meio da natureza. Um folheto informava que os seus vitrais deveriam ser absolutamente admirados. Quando chegámos ao exterior, nada vimos de extraordinário. Aqueles vitrais não passavam de um imenso 'puzzle' de peças acinzentadas. Sob essa primeira impressão, ficámos dececionados. Mas entrámos na Igreja e, lá dentro, tudo era diferente; nada tinha a ver  com a primeira impressão! Era meio dia e a luz inundava os vitrais, deixando-nos descobrir a beleza das cores e a mensagem que o mestre vidreiro tinha querido transmitir. Se não tivéssemos entrado, nada teríamos visto.
Isto faz-me pensar na Bíblia. Para apreciarmos a beleza da palavra de Deus e compreendê-la, é preciso entrar. 'Entrar na Bíblia' significa pôr de parte o tempo necessário para meditar nela e não nos contentarmos em ouvir o que os outros dizem dela.
'Entrar' é ler e refletir, para recebermos a luz de Deus. E se eu 'entrar', é importante constatar um facto: Deus é o verdadeiro autor destes textos e através deles são-me reveladas todas as maravilhas.
'Entrar' é dispor de tempo para estudar a Palavra. É tão bom descobrir que o Deus todo poderoso me ama, a mim, pequeno grão de poeira no universo! 'Entrar' é descobrir que ele tem projetos para mim.. 'Entrar' é constatar que aquelas palavras milenares estão sempre atuais e que através delas Deus marca diariamente um encontro comigo."
A. P.

5 comentários:

Dulce disse...

Nem sempre... Nem sempre todas aquelas palavras estão actuais. Nem sempre me parecem escritas por Deus... :(

Avozinha disse...

Querida Dulce: é difícil encontrar livro mais actual que este. Estudo-o diariamente há décadas e estudo-o também para ensinar outros. Deus fala realmente através da Bíblia, a mim e a muito mais gente. Que Ele te fale a ti também é o meu desejo.

Maria disse...

Bela reflexão.

Dulce disse...

Um dia talvez possamos falar sobre isso pessoalmente, avozinha. Eu sou cristã. Mas tenho dificuldade em ouvir Deus dizer que as mulheres devem estar caladas, ou que odeia os inconstantes. Independentemente do contexto, porque se Deus é imutável também a Sua palavra o seria...
Entende?

Avozinha disse...

Sim, entendo. Há passagens de compreensão mais difícil para mim também, mas recordo sempre que Deus falou através de homens reais, com as suas próprias dificuldades. A unidade geral da Bíblia é um milagre em si.