30.6.06

Homenagem


Faz hoje dois anos que partiu a minha amiga e colega MC. Coisa estranha esta, a de ter cada vez mais gente do outro lado. E gente mais nova que eu.
A MC foi minha colega no Externato Acrópole, onde nos tornámos amigas: lembro-me por exemplo de uma época em que íamos ver filmes de terror à tarde, antes de voltar para as aulas às 6!
Quando o Externato fechou, foi ela que garantiu emprego noutro colégio a vários de nós, a quem inclusivamente a tinha gravemente prejudicado. Sempre a admirei por isso.
Lembro-me de a ir visitar na cama, onde passou nove meses para ter o seu único filho.
Lembro-me de quando adoeceu e de como detestava falar disso.
Uma vez ligou-me e perguntou: "Sabes de onde estou a falar? Da Alemanha!" E eu, estupidamente: "Que inveja!" Ela estava lá a tentar um tratamento novo para o cancro que a consumia.
Há dois anos liguei-lhe em Maio, no dia dos anos. Que estava tudo bem. Mais uns tratamentos e ia andando.
A notícia da sua morte apanhou-me assim completamente desprevenida, um mês e pouco depois, no dia de anos de outra das colegas-amigas e após uma vitória de Portugal no Europeu de futebol. Liguei a esta outra colega-amiga a avisá-la e a dar-lhe os parabéns pelo aniversário, andava ela a celebrar no meio do intenso ruído das ruas de Lisboa. A ironia da vida.
A imagem que acompanha este post é a de um cartãozinho que lhe dei algures durante a sua doença e que ela trazia sempre na carteira.
MC: quanta coisa deixei para falar contigo! Até sempre!

1 comentário:

Vilma disse...

Fez-me arrepiar! Ela sabe que foi amada por si... de certeza e isso que importa! :)