10º ano, Inglês, nível 6. Vou iniciando as habituais revisões gramaticais e observando a forma como os alunos reagem a elas. Dou de caras com a M., 15 anos, acabadinha de chegar da Guiné Bissau. Calada, envergonhada, copia tudo o que escrevo no quadro e tenta laboriosamente cumprir as tarefas que proponho. Todos os alunos vão à vez ao quadro, escrever a sua parte. Chega a vez da M. Tenta arranjar uma desculpa para não ir. Vou ao lugar dela e ajudo-a a chegar ao que é suposto escrever no quadro. Levanta-se e vai. Primeira grande barreira: o quadro é de material sintético e escreve-se nele com um marcador que a M. não sabe abrir. Os colegas riem e dão-lhes sugestões: "Tira a tampa! É uma caneta!" A M. não consegue. Socorro-a rapidamente e ela cumpre satisfatoriamente a sua incumbência.
No fim, fico a falar com ela: que na Guiné só teve dois anos de língua inglesa. Ora dois de Inglês em Portugal podem ser uma desgraça; como serão na Guiné? Como vai enfrentar o nível 6, se já não aguenta as revisões de nível 3/4 que estou a fazer? Proponho-lhe trocar de língua, para Francês que já teve, ou iniciar Alemão. Responde-me que quer aprender Inglês. Que mais posso fazer? Fica, M., vamos à batalha!
8 comentários:
Eu não tenho vocação nenhuma para professora. Mas imagino que ter uma aluna assim deva ser extraordinário (pelo interesse) e dificílimo (pelos entraves).
Boa sorte, M. e professora da M. :)
pois avózinha, estou a vê-la a fazer horas extraordinárias gratuitas...
Pena que, com tantas ideias, o Ministério da Educação ainda não se tenha lembrado de dividir ao meio as turmas de língua estrangeira e pô-las a funcionar por níveis de língua independentemente do ano em que se está. Coitada da M! Vai ficar com o secundário por fazer por causa do Inglês e a acumular frustrações a cada ano que passa...
Pois eu acho que a M. quer aprender e não vai acabar o ano com a pior nota da turma!
Basta ter vontade e ela parece tê-la!
Bjinhos,
Com a sua ajuda e a vontade dela acho que temos equipa pra vencer! :)
bom dia!
de vez em quando espreito aqui...
a M. tem a sorte de ter uma professora dedicada que a vai ajudar no que puder!
e o apoio dos outros conta muito, por experiência própria!
bonne chance!
Depois de tantas declarações bombásticas acerca da minha dedicação, vou ter mesmo que fazer qualquer coisinha...
Mas vocês não estão a ver bem a enormidade do projecto... Eu já ando nisto há 36 anos!
Olá, Avozinha...de blog em blog conheci hoje o seu...lendo este caso da M. só posso dizer que ela está cheia de sorte por ter encontrado a Avozinha como professora...é a luta pelas causas difíceis que dão cor à bonita tarefa de ensinar...eu que o diga!
Boa sorte. Um beijo.
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