28.3.08

Os Professores e a Indisciplina

Está-se muito só numa sala de aula com uma turma indisciplinada. Tem-se muitas vezes a sensação de que só nos acontece a nós, que só nós não conseguimos dominar a situação. Frequentemente, os próprios colegas nos olham com comiseração, como se isso nunca lhes tivesse sucedido.
Aconteceu-me há uns anos, num colégio de boas famílias de Lisboa, dos tais "onde isto nunca podia acontecer". Um aluno tinha-me 'alvejado' com algo como giz enquanto eu estava no quadro. Fiz a respectiva participação. Mas tive que suportar os olhares e conversas entre dentes dos colegas, que discutiam se tinha sido giz ou um pedaço de borracha...
É uma área que temos que mudar nas escolas: precisamos de ser mais solidários e compreender melhor os colegas (habitualmente mais jovens) que são, quase literalmente, lançados às feras das turmas mais difíceis.
Quando, por obra e graça das aulas de substituição, sou forçada a fazer uma visita a essas turmas, muitas vezes me interrogo como é possível dar aulas ali, onde o problema menor serão os telemóveis...

3 comentários:

Alecrim disse...

Como te compreendo!

Kella disse...

Infelizmente, na minha escola, só há turmas complicadas. A raridade é encontrar uma turma normal...
Nem quero pensar quando tiver de voltar...

Jorge Oliveira disse...

Segundo algumas intervenções no Prós e Contras de ontem, parece que isso são casos muito raros. Excepções raríssimas.