28.1.09

Das Novas Oportunidades ou O Rei Vai Nu

Em conversa com a colega que lá na escola dá Inglês nas Novas Oportunidades, ou melhor, certifica os conhecimentos destes formandos, vejo-a muito abatida e triste. Diz-me ela:
"O que mais me aborrece nem é a avaliação de professores; é esta coisa das Novas Oportunidades, em que vou ter que passar todos os alunos, que não sabem mesmo nada de Inglês, nem querem aprender. Já dei a mesma ficha com umas palavrinhas sobre alimentação 4 vezes na turma e os alunos continuam a não acertar uma! É um desespero! Revolta-me saber que vão sair daqui com o 12º ano feito e concorrer com os alunos mais esforçados do ensino regular!"

7 comentários:

Anónimo disse...

Isto das novas oportunidades é que me espanta! Parecemos uma fábrica de burros. Como se já não bastasse as desigualdades que existem no acesso ao ensino superior ao nível ecnómico, os putos ainda vão ter que gramar com o pessoal dos novos oportunistas. Olhem que isto...!

Alecrim disse...

Eporque é que vão ter que passar?

Selma Tabita disse...

Depois, há também aqueles para quem as "Novas Oportunidades", são realmente uma (nova) oportunidade...e merecem passar e concorrer com todos os outros. Não podemos generalizar. =)

Um beijinho*
Selma

Avozinha disse...

Não sei muito de Novas Oportunidades, limitei-me a transcrever o que a colega me disse. Alecrim: vão ter que passar, penso, porque o sistema é mesmo assim. Selma: todos reconhecemos, e a colega frisou isso, que o sistema pode ser bom para os casos de pessoas que realmente adquiriram capacidades durante a vida, que merecem ser reconhecidas. Mas, ainda segundo a colega, os poucos que aparecem com esse perfil desistem rapidamente por causa do perfil da massa humana que lá paira.

Meggy disse...

Bem... uns conhecimentos básicos de matemática...
As estatísticas são inversamente proporcionais ao conhecimento...
É triste, mas a milú gosta...

Um Beijo

Anónimo disse...

Vão ter que passar sim, Selma! Sem saberem nada! Como? Porquê? Pergunte ao Ministério da (des)Educação. Eles devem ter a resposta. Nós professores, não podemos fazer mais que cumprir ordens! Só!

Bj

Anónimo disse...

Perdão, no comentário que fiz não me dirigia à Selma mas à Alecrim... Peço desculpa...