21.1.09

O Presidente Branco


Não sei por que motivo chamam a Obama o 1º Presidente americano negro. De negro americano ele tem muito pouco, nada de avós / bisavós escravos nas plantações do Sul, nada do crescimento em Harlem, New York, nada de escola miserável para pobres no centro de uma grande cidade.
O que Barack tem mais (e talvez seja isso que atrai mais no estrangeiro) é de imigrante nos States, alguém que cresce na Indonésia, passa por África e Havai e, a pulso, entra numa universidade americana, forma-se, arranja um bom emprego e torna-se no Self-made Man.
E essa é a essência do sonho americano: se alguém que cresce na Indonésia com padrasto asiático depois de abandonado pelo pai pode tornar-se no homem mais poderoso da terra, então também qualquer um de nós pode qualquer coisa.

5 comentários:

Unknown disse...

Queria convidar-te a participar no meu blog. É só clicar em «Quero participar neste blog». Se não for pedir muito já agora se tiveres, gostaria que participasses com uma Receita Rápida e/ou Fácil. Obrigada e beijinhos :)
http://receitasrapidasefaceis.blogs.sapo.pt

Mélia disse...

A razão que é considerado "negro" palavra que é considerada ofensiva hoje em dia, é que o racismo era (e continua a ser por muitos) tão profundo, que a regra era: uma gota de sangue preto, torna a pessoa dessa raça. Eu sempre achei este pensar actualmente como senso de inferioridade na parte dos brancos, pois se uma gota de sangue preto vale mais do que a metada da raça dada por um parente branco, então eles são sem dúvida uma raça superior.

Que Deus nos guie a todos. Que estes pensares odiosos se apaguem nos corações dos homens que rezam ao Criador e ao mesmo tempo cospem nas SUAS criações.

Eu pessoalmente, pela primeira vez desde a presidência do Jimmy Carter, não sinto vergonha em dizer, este homem representa o meu pais. Este homem é o meu presidente e sinto orgulho dele.

Jorge Oliveira disse...

Realmente...
lol

Anónimo disse...

Descendente do conde D. Henrique!

Eu gosto tanto, tanto do Obama!

maria disse...

Palavras sábias d´Avozinha, como sempre.