29.6.11

Angélico

Muito triste, esta morte tão brutal e tão inesperada, para gente tão nova. A crer na comunicação social, a ausência de cintos e a velocidade extrema de 200 km à hora serão as grandes causas deste drama. O sentir-se invencível e imortal destrói tantas vidas jovens!
No meio da tragédia, alegra-me que órgãos do Angélico tenham sido colhidos e possam vir a dar vida a várias outras pessoas. Quem espera e desespera por um transplante sabe bem dar o valor a esta dádiva!

28.6.11

Parabéns, Joana!


À nossa querida neta Joana, que hoje (finalmente...) completa 6 anos, após contar tantos dias um a um, desejo um ano cheio de coisas boas, muita saúde, aprender coisas novas na escola e sempre na companhia de Jesus!

25.6.11

Quem és tu?

"A partir do momento em que nascemos, vamos lentamente acumulando pessoas, posses e capacidades, que formam a nossa identidade. Somos filho/a, irmã/o de alguém, e passamos a ser o/a amigo/a, cônjuge , pai/mãe ou empregado/a de alguém. Quando somos despedidos ou perdemos alguém amado através da morte ou do divórcio, passamos a não ter a certeza de quem somos.
Essas perdas trágicas são o prelúdio do acontecimento principal. Um dia morremos e então 'todos nós temos de comparecer diante do tribunal de Cristo' (II Coríntios 5:10). Sem tudo aquilo que formatava a nossa identidade, a questão do momento será: 'Quem és tu?'
A única resposta que servirá será aquela que o Catecismo de Heidelberg declara: 'Não sou meu, mas pertenço - corpo e alma, na vida e na morte - ao meu fiel Salvador Senhor Jesus Cristo." (...)
Quando Jesus te perguntar quem és, responde que te encontras a ti mesmo Nele."

Mike Wittmer, lido em "Our Daily Journey with God"

21.6.11

Sê bem-vindo, Verão!


(de Mary Cassatt)

Vem sereno, com as tuas flores e frutas, os gelados e a praia, a beleza de uma sombra num jardim!

20.6.11

Adeus, Primavera!


Em Março, comprei no Lidl um saco cheio de mini-bolbos, que plantei em casa, na marquise, no jardim e que ofereci a várias pessoas. Pois bem: dos cerca de 20 que plantei só nasceram (até agora...) estas duas flores que documento. Servem de despedida da Primavera.

17.6.11

Ouro no Alentejo?


A ver as notícias indolentemente.


O quê? Há ouro na minha terra?

14.6.11

Primavera no nosso jardim


A primeira foto são rosas à noite...

13.6.11

Colheita


Por pequeno e pedregoso que seja o meu jardim, por mais inépcia que eu demonstre pela jardinagem, por mais plantas que me roubem, consegui produzir e comer framboesas!

6.6.11

No rescaldo das eleições

Devo reiterar que toda a vida votei PS, umas vezes mais convictamente que outras, até o Sócrates me convencer veementemente que estava errada! Não deixo de ter uma certa pena pelo estado em que ele agora deixa o seu partido.
No entanto, ontem à noite entrevi alguns sorrisos entre o 'pessoal da pesada', quando Sócrates obviamente se demitiu. Cá para mim, a sua eleição por uma maioria tão arrebatadora no último congresso foi a única forma que os (tu)barões do PS tiveram para se livrarem dele de uma forma eficaz!

5.6.11

Finalmente...

... respira-se!

4.6.11

José do Egipto


Gosto particularmente desta história, que acabei de reler em Génesis. Gosto da forma calma como enfrenta as muitas contrariedades, da sua lealdade e fidelidade, da sua confiança em Deus, apesar de tudo. O episódio do reencontro com os irmãos é sublime, especialmente as partes em que se comove tanto, que tem que sair da sala.
Gosto particularmente da forma como explica aos irmãos como Deus transformou o mal em bem:

"Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem, para fazer o que se vê neste dia, isto é, conservar muita gente com vida. "

1.6.11

Dia da Criança


Dia dos meus netos!