28.11.12

Downton Abbey em Guimarães

Só ontem vi o episódio de "Downton Abbey" em que Sybil morre de eclâmpsia no parto.
Fez-me lembrar de um acontecimento que vivi em miúda, andava eu no 3º ano, creio (hoje 7º), quando uma professora do Liceu de Guimarães, onde eu andava, morreu de parto. Dizia-se que "o parto lhe subiu à cabeça", o que até hoje não sei o que significa.
Acontece que a pobre senhora tinha sido deixada pelo marido (como se dizia) pouco antes do bebé nascer e tinha voltado para casa dos pais. No dia em que o bebé nasceu e ela morreu, o marido, também ele professor do liceu, não sabia de nada. Terão sido umas alunas um pouco mais velhas que eu que o avisaram, quando ele entrou na aula surpreendido por ver toda a gente a chorar. Segunda elas depois contaram a toda a escola, o homem pousou a cabeça nos braços em cima da secretária e chorou o seu arrependimento.
Naquele dia ninguém conseguiu dar aulas naquele liceu.
À tarde, eu inclui-me num grupo de colegas e fomos ver a morta a casa dos pais dela: estava deitada numa cama, vestida de noiva, enquanto se ouvia o bebé chorar ao longe.
Nunca mais esqueci esta tragédia.

4 comentários:

Vilma disse...

Puxa... digno de uma série dramática!

Viviana disse...


Olá Eunice

Eclampsia é uma grave complicação ocorrida durante a gestação e caracteriza-se por convulsões

Na Eclâmpsia, a tensão arterial pode ser muito elevada e se as mulheres não forem internadas a tempo, morrem mesmo.
Lembro-me que no meu estágio de Obstetricia no Hospital de Santa Maria, no meu 2º anos de Enfermagem, coube-me prestar cuidados de enfermagem a uma mulher com Eclampsia. Lembro-me que tinha convulsões e a tensão a 24...

Salvou-se, graças a Deus e aos bons cuidados prestados.

Com a vigilância médica hoje, creio saber, que a Eclâmpsia é rara.

Um bom fim de semana
Um abraço
Viviana

Avozinha disse...

Querida Viviana: Penso que não segue a série "Downton Abbey". Acontece que o processo que mostram acontecer com a personagem Sybil é de uma exactidão impressionante. Ela tem tensão alta, inchaço nas pernas, confusão mental, convulsões e como se está em 1920 e no campo, ela morre.

Anónimo disse...

Perdoe Viviana, não tão rara assim, pois na altura do parto acntecm subidas de tensão arterial, apenas hoje a eclampsia obriga a rápida urgência médica,ao passo que nesse tempo (quanto?) havia desconhecimento e muitas mães não chegavam a se-lo, infelizmente.