4.5.06

Educação

A senhora ministra reconhece-se assustada com a alta taxa de insucesso no Secundário. Susto de quem anda há pouco tempo nestas lides, porque qualquer prof lhe poderá dizer que grande parte das causas deste problema estão há muito identificadas.
Algumas das minhas (humildes) sugestões para resolver o problema:
- Tratar a cultura de falta de responsabilidade de que a escola sofre, sobretudo, a escola básica
- Impedir que um aluno possa passar de ano em ano, do 5º ao 9º, sem ter sucesso a uma disciplina
- Impedir que um aluno possa faltar e faltar, sem que isso acarrete consequências para o seu sucesso
- Cultivar um modelo de seriedade e respeito, em que um aluno que o não cumpra seja impedido de continuar a gozar com os profs e os colegas.

É claro que é muito mais fácil decretar, por exemplo, que os alunos não sejam obrigados a fazer exames no 12º ano. Pela minha parte, agradeço as dores de cabeça que me tirou este ano e pode estar certa que os meus alunos, que corriam graves riscos de chumbar se fossem a exame, ainda mais lhe agradecem!

2 comentários:

framentosII disse...

Concordo contigo. Não interessa eles passarem, não é assim que se resolve a situação, eles recebem o diploma, mas o insucesso fica lá.

Tanita disse...

Olá. Em 1º lugar, obrigada por nos visitares e teres deixado um carinho no nosso cantinho. Em 2º keria dar os parabéns à tua netinha, ke seja uma menina mt saudável e feliz.
Kanto ao teu post, realmente o nosso país vai de mal a pior, a sério, é impressionante as medidas k tomam pra resolver os problemas...
Vou adiocar o teu blog aos meus link's e venho visitar-te sempre k possivel, tens um espaço mt agradável.
Jocas