29.5.06

Sempre a educação

A Oprah voltou-se agora para as escolas americanas e para a quantidade enorme de alunos que as abandona por falta de ambição.
Não posso deixar de ver o enorme paralelismo com as nossas escolas.
Aliada a Bill Gates e outros famosos, a Oprah aponta experiências em que se mostra que é possível fazer diferente, com base em tónicas como a exigência, o interesse pessoal pelos alunos, o apoio incondicional dos professores, o envolvimento dos pais. Num caso, um director de uma escola foi até ao ponto de retirar de casa de uma aluna o único aparelho de TV, porque a mãe não conseguia tirar a filha da frente dele, em vez de fazer os TPCs!
Também precisamos de levar a educação mais a sério como país.

1 comentário:

Tinoca Laroca disse...

AMEN!
Há toda uma necessidade global: formação dos professores, formação dos auxiliares de educação, formação dos educadores... formação dos PAIS.
A educação é essencial, já na bíblia, provérbios convida-nos a procurar o conhecimento. Sem conhecermos não pdoeremos discernir.
Estamos a criar um mundo de ignorantes especializados e mecanizados.
A excelência do Conhecimento e da Sabedoria, vai além da especialização.
Porque como viverão os nossos filhos as suas emoções? os seus conflitos e sentimentos? se não são ensinados a pensar, a reflectir? a ler? a procurar saber mais além de...?
Os pais têm responsabilidades.
Os professores têm responsabilidades.
No entanto muito poucos sabem qual é a responsabilidade e o impacto que podem ter.
Ambos estão desgastados.
A biblia diz que o povo perece por ignorancia.
Concordo.
Bjs.
T.