28.7.06

Vou andando


por uns dias. Deixo-vos
"Salt, Air and Breeze" de Diane Romanello. Boas férias.

27.7.06

Exames

Ocupo os meus últimos dias de trabalho com os exames de equivalência à frequência de Inglês do 11º ano. E esbarro em mais uma incongruência das leis que os regem.
Há dois programas diferentes em exame, o da velha reforma e o da nova, embora o nível de conhecimentos a testar seja o mesmo e as provas equivalentes. Pois bem: os alunos da antiga reforma só vão à prova oral se tiverem 7 na escrita, enquanto os da nova reforma vão todos obrigatoriamente à oral. Os da antiga reforma fazem 10/20 minutos de oral, os da nova, 25. Na antiga reforma, o peso da escrita/oral é 50/50%. Na nova, a escrita vale 70% e a oral 30%.
Consequência: fazemos oral na nova reforma a um aluno que vai com 2 valores e que para passar precisaria de obter 27 na oral! É impossível, mas teve que fazer a oral e nós que o sujeitar a isso.
Quem faz as leis?

26.7.06

Dia dos Avós


Hoje é o nosso dia! Vivam as nossas netas!

24.7.06

Enquanto não vou de férias


alegrem-se aqui com as "Beach Babes", de Paul Greenwood.

23.7.06

Festa no céu


Na mesma igreja, cinco décadas depois de os respectivos avôs terem sido pastor e pastoreado e grandes amigos, a nossa sobrinha uniu o seu destino ao agora também nosso sobrinho. Se lá no céu houver notícia da terra, que grande festa!
Aos noivos desejo o "afago de Jesus" em cada dia da sua nova vida.

20.7.06

Parabéns por quatro anos de casamento!


"No dia 20 de Julho
vou pentear o meu cabelo p'ra trás:
Abraço o futuro à minha frente
Naquela menina de rosto sorridente.

No dia 20 de Julho
Vou vestir o meu fato às risquinhas
Arrisco tudo na jovem de branco:
Ela colorirá o resto das nossas vidinhas.

No dia 20 de Julho
digo adeus ao meu pai e à minha mãe.
Peço ao Senhor que nos dê a bênção
De um dia vir a ser pai e ela mãe também."

(...)

A Bíblia


O casal de noivos recebeu uma Bíblia do avô, como prenda de casamento. Era uma bela Bíblia grande e com uma boa encadernação: escreveram uma nota de agradecimento ao avô e colocaram-na na estante.
De vez em quando o avô perguntava se estavam a gostar da Bíblia. Envergonhados, davam uma resposta evasiva e a coisa passava. Cansados de tantas perguntas do avô, um belo dia resolveram pegar na Bíblia, tirar-lhe o pó e, talvez, ler algumas páginas. Qual não foi o seu espanto quando algo caiu e esse algo era uma nota de $20. Em breve verificaram que cada início dos 66 livros da Bíblia continha uma nota igual...
Talvez tivessem passado necessidades, com este dinheiro dentro da Bíblia...
A história não nos diz se o casal começou a descobrir todos os outros tesouros que a Bíblia contém.
Este artigo diz-nos ainda que apenas 13% dos americanos afirma ler a Bíblia diariamente. Ainda bem que não perguntaram aos portugueses... Ler a Bíblia em Portugal "não é ilegal como no Laos. Não leva a multas ou prisão como no Vietnam. Um exemplar não custa o salário de uma semana como nas Filipinas."
Leiam a Bíblia.
(Na foto, as três Bíblias que mais utilizo. A de cima uso-a diariamente há mais de 35 anos).

19.7.06

Raul Cortez


Nos tempos em que eu via telenovelas, este era um grande senhor. E eu via telenovelas, todas brasileiras, no tempo em que valia a pena vê-las. Vi a Gabriela, o Casarão, O Roque Santeiro, A Guerra dos Sexos, etc.
Raul Cortez foi um desses grandes actores brasileiros. Os meus respeitos.

18.7.06

No Comments

O Partido do Amor Fraternal acaba de ser legalizado na Holanda. Os seus princípios são os seguintes, segundo o DN de hoje:
- A idade de consentimento para uma relação sexual deve baixar dos 16 para os 12 anos.
- A televisão deve poder exibir pornografia a qualquer hora.
- Os jovens de 16 anos devem poder exercer a prostituição.
- A nudez deve ser livre.
- A instituição do casamento deve ser abolida.
- A cidadania deve ser completa aos 12 anos, o que inclui ter relações sexuais, votar, jogar, viver sozinho, ou usar drogas leves.
- As escolas religiosas devem ser proibidas.
- A morte de animais deve ser criminalizada, mesmo que para alimentação.
- Abolição do senado.

17.7.06

Na escola

É normal que nos demos melhor com este ou esta colega e não tenhamos tanta empatia por outro ou outra. Na escola, somos muitas vezes colocados em grupos de trabalho nos quais mal conhecemos os colegas ou, para algumas pessoas, que nem as possam ver! Às vezes, surgem colegas que se recusam a trabalhar com outros. Não é o meu caso, que me esforço por funcionar bem com toda a gente.
Há tempos, colocaram-me assim numa equipa de trabalho com duas colegas que mal conhecia. Pois foi precisamente nesse dia que recebi uma má notícia, que me fez desatar a chorar junto delas. Não posso descrever os esforços que fizeram para me consolar! E desde esse dia em diante, há sempre uma preocupação delas por mim, um olhar de simpatia e uma palavra doce.
Agradeço a Deus por todos os colegas que tem colocado no meu caminho, mesmo aqueles que não conheço tão bem.

16.7.06

400 anos de Rembrandt


Confesso que Rembrandt não é o meu pintor preferido, com os seus retratos escuros. Mas fica aqui a minha homenagem, com este "Jesus Jovem" do famoso pintor holandês.

15.7.06

História VI

Era um jovem casal comum, vivendo numa zona comum e numa época comum. A mulher engravidou de gémeos, sempre sinal de bênção divina. O parto foi complicado: quando um dos rapazes parecia pronto a nascer, recolheu e acabou por ser o outro a sair primeiro. Felizes e saudáveis, cresceram rapidamente. Como em muitas outras famílias, o pai acabou por demonstrar uma certa preferência pelo rapaz mais aventureiro e machão, que o acompanhava na caça e no trabalho. A mãe inclinava-se mais para o mais meigo e dócil, que ficava junto dela nos afazeres domésticos.
Ora como se sabe, este tipo de comportamento parental só pode gerar rivalidades e conflitos estre os irmãos. Foi exatamente o que aconteceu no caso destes gémeos, que chamaremos de João e Emílio.
Com o crescimento, a rivalidade intensificou-se, especialmente quando a própria mãe ajudou o João a enganar o pai e a prejudicar o Emílio no testamento.
Os irmãos deram início a hostilidades nunca inteiramente resolvidas, apesar de algumas aproximações posteriores. As suas famílias continuaram durante séculos a inimizade iniciada com os gémeos.
Uma das razões que ainda hoje dá origem a conflitos no Médio Oriente.

14.7.06

Parabéns!


Faz hoje cinco anos que casou a minha filha S., a primeira a casar, embora a última a nascer. E que turbilhão de sentimentos isso veio trazer à minha vida! E de trabalhos, e de compras, e de coisas de última hora, e de lacinhos e rolinhos e prendinhas para arranjar na noite anterior! Nem sei como sobrevivi...
No ano seguinte, o filho. Mas os rapazes dão muito menos trabalho, que não menos emoções...
No ano passado, outra noiva, desta vez a minha filha R. E de novo os rolinhos, os lacinhos, o vestido, o véu, o restaurante, a ementa...
Dentro de dias, com outra calma para a minha parte, é o meu irmão e cunhada que casam a primeira filha, a A.I. Ih ih ih...

13.7.06

Fertilidade

A minha nora teve um aborto espontâneo há um ano, a minha filha R. há um mês. A minha filha S. lutou um bom tempo contra a infertilidade. O que eu faria para estar antes eu no vosso lugar.
Na minha vez, eu mesma tive ainda pior, uma mola hidatiforme, que em 1974 deu direito a um mês de internamento (e tinha uma filha pequenina) na Maternidade de Sta. Bárbara, onde as visitas não podiam entrar e os colchões eram feitos de rolhas de cortiça. Eu era a número 34 e foi aí que tive verdadeiro acesso à condição humana no feminino.
Mas eu pensava que nada disso ia acontecer com a geração que me segue, que seriam só facilidades.
Mais uma lição que precisava de aprender.

12.7.06

HIV

Ontem. RPT. Reportagem sobre uma campanha contra a sida no Algarve. Não tendo visto o início, não percebi bem quem era a senhora loura que parecia tentar mobilizar as hostes naquela praia. Ou para aquela câmara.
A senhora conta à reporter que tinha encontrado um casal idoso que se recusara a receber os preservativos, por "serem honestos". A senhora loura: "E sabem se o vosso dentista e o vosso cabeleireiro são honestos?"
E com este argumento de peso, o casal foi para casa cheio de preservativos. Será que os vão usar quando forem ao dentista ou ao cabeleireiro?

10.7.06

Rescaldo

de um dia inteiro com uma e parcial com duas netas: cabeça a andar à roda, joelho feito num oito, casa numa batalha campal e o coração bem cheio.

9.7.06

Acabou

não acabou?
Ufa!

8.7.06

O avôzinho


lê uma história às netinhas.

7.7.06

Dianne Romanello, "Summer of Dreams"


No entardecer de um dia quente de Verão como hoje, eu e o convalescente avôzinho sentamo-nos nestas cadeiras a apreciar o pôr-do-sol sobre o mar.

6.7.06

Na cama das meninas



a menina Migas!

5.7.06

Numa rua de Lisboa

uma videira em pleno passeio

e na videira, uvas!

4.7.06

De novo


O avozinho foi hoje novamente operado à vista. Correu tudo bem. Aguardamos o evoluir da situação. Obrigados a todos os que se lembraram e, já agora, também aos que se esqueceram!

3.7.06

Sabemos que cativámos uma neta

quando ela deixa o pai e a mãe para vir para o nosso colo.

2.7.06

Citação de domingo

Quero ser "um ramo que se estende por sobre o muro" e dá sombra e frutos para o lado de cá e para o lado do vizinho.