24.3.08

O Vídeo

Não consigo evitar comentar o já célebre vídeo da aluna e da professora.
Por um lado, foi bom que se desse a sua publicação, para que a generalidade dos portugueses compreenda a brutalidade da falta de educação que temos que enfrentar no dia a dia. Este tipo de situação é, infelizmente, muito comum.
Com toda a solidariedade para com a colega, eu não faria como ela. Jamais lutaria com uma aluna com o dobro do meu tamanho pela posse de um objecto. Se me acontecer um aluno rebelar-se contra o facto de eu ter que lhe retirar o telemóvel, deixo-lho imediatamente na mão. Mando-o sair e faço a respectiva participação disciplinar. Não me arriscaria nunca ser arrastada pela sala fora só para manter o objecto na minha posse. Mas compreendo que no calor dos acontecimentos nem sempre agimos da melhor forma.
Vejo alguns comentários na comunicação social que afirmam que os professores deram um mau exemplo de comportamento na célebre Marcha da Indignação. Não aceito de modo algum: todos temos o direito à manifestação pública ordeira (como foi) e até o Mário Soares disse que temos o direito à indignação!

4 comentários:

Anónimo disse...

Avozinha, permite-me rir, com o devido respeito, do que me fizeste imaginar:
"A Avozinha vs. A-Turma-do-9ºC"
eheheheheheh!!

Mocas disse...

Concordo consigo. Também nunca me arrastaria pela sala, nem que tivesse que ser eu a sair dela. Mas concordo que só passando pelas coisas. Fala-se de falta de autoridade dos professores, mas acho que mais ainda deveria falar-se da falta de educação e respeito que prolifera. E estes valores deveriam ser incutidos pelos pais e em casa. Não consigo conceber que o meu filho vá um dia lutar com um professor ou pior, filmar uma agressão a um professor e chamar a uma professora "a velha" dentro da sala de aula. Aquilo para mim foi um exemplo horrível de falta de respeito a nível humano.

Um beijinho

Aniki disse...

Mas até que ponto uma aluna que está na disposição de agarrar, empurrar e brutalizar uma professora por causa de um telemóvel, sairia tranquilamente da sala de aula se a professoa mandasse?

Para mim, mais do que a aluna (que também deve ser exemplarmente punida) quem deveria levar um senhor castigo são os pais dela. É que pelos vistos, educação foi algo que esta jovem nunca viu lá por casa.

No meu tempo, isto ia lá com uma senhora reguada nas mãos. Não sou adepto dos ditos castigos corporais, mas de quando em vez há quem os mereça.

Um beijinho para a Avozinha!

maria disse...

Estou totalmente de acordo com a Avozinha.
Há muito, venho apreciando os seus
comentários.
Um abraço de mais uma avó no activo.