27.7.09

Simplex? Complex?

Preciso de ir ao meu Médico de Família (sim, eu tenho!) mostrar uns exames. Não se fazem marcações senão a partir de 15 de Setembro. Tenho que ir no próprio dia, às 8 horas, marcar e depois ir à consulta. Isto significa que me levanto às 6h30. Lá vou. Espero na rua até às 8, numa fila que se foi formando a partir das não sei quantas: há muitos médicos agora com marcações por este sistema. Às 8 entro, tiro uma senha, aguardo um bocado, a minha senha é chamada e marco a consulta para as 11h30. Vou a casa, faço qualquer coisa e volto. Sou atendida.
O médico manda-me fazer novo exame: dá-me mais um papel que tem que receber mais um carimbo. Por que motivo não é o próprio médico a pôr o carimbo? Mistério...
Esqueço-me do fatal carimbo. Tenho que voltar lá uns dias depois. Às vezes, é o funcionário da portaria que coloca os carimbos. Desta vez, inexplicavelmente, não. Tenho que tirar uma senha para o atendimento geral, esperar cerca de uma hora e ir ao balcão pedir um carimbo, o que leva uma fracção de segundo a pôr. Só então posso ir fazer o exame.
Onde estás, Simplex?

2 comentários:

Mélia disse...

Um sistema absolutamente absurdo, porem em relação ao nosso sistema por estes lados, até parece sofisticado. Neste país acesso a tratamento médico é um privilégio e não um direito básico.



Minha filha, a qual sofre duma doença rara exaustou os benefícios da sua segurança, um milhão de dollars. Sentença de castigo por ter tal condição, não pode comprar seguro privado mais, pois a sua condição seria pre-existente, excluindo essa condição de ser coberta, fora dos preços desse seguro serem proibitívos, uns tantos milhares de dollars mensalmente.



É verdade que posso ver o meu médico as 10 e fazer um TAC ao meio dia, mas para que vale isso se esta situação poderia mudar a qualquer momento, através de perca de emprego?



Neste país cuidados médicos são um negócio frio. Tragédia para muitos e uma vergonha nacional.

Avozinha disse...

Tens razão, Mélia. Prefiro aguentar as arbitrariedades do nosso Complex a viver as incertezas na saúde nos States. Que tudo corra pelo melhor com a tua filha!