12.9.10

Kim Phuc




Podem não conhecê-la pelo nome, mas a primeira fotografia da menina de roupa já destruída pelo fogo num bombardeamento de napalm no Vietnam de 1972 é famosa. A menina de 9 anos foi recolhida pelo próprio fotógrafo e levada para o hospital. Chamava-se ele Nick Ut e está na segunda fotografia com a menina já adulta. Na última foto, podemos ver as queimaduras que até hoje a fazem sofrer.
Durante a sua infância e adolescência, Kim foi usada como propaganda comunista, no seu país e fora dele. Por esse motivo, foi impedida de frequentar a escola de forma regular e, numa de muitas visitas a uma biblioteca, encontrou uma Bíblia, que lhe apresentou um Jesus que não conhecia e a quem entregou a sua vida.
Estabeleceu a sua vida em Cuba, casou e ao voltar da lua de mel em Moscovo, quando o avião fez escala no Canadá, o jovem casal aproveitou e fugiu. Ainda hoje vivem lá.
Durante anos tem vindo a promover a paz e o entendimento entre povos por todo o mundo. Em 1996, a UNESCO elegeu-a Embaixatriz da Boa Vontade para a Paz.
Em certa ocasião, num dos muitos encontros com veteranos do Vietnam, Kim teve oportunidade de se encontrar com o homem que coordenou o ataque à sua aldeia: no amor do seu Senhor, ela foi capaz de lhe perdoar e os dois abraçaram-se na verdadeira paz.

Leia mais aqui.

6 comentários:

Anabela Jardim disse...

Que linda postagem! já tinha visto essa foto em vários livros de história, mas não sabia detalhes sobre a vida da garota. amei!!!
Abraços.

Maria disse...

Já conhecia a história de Kim, grande exemplo de sobrevivência e resistência.
O amor e os planos de Deus são bálsamo que transforma as vidas e as mentes.
Obrigada pela lembrança deste facto.
Shalom!

AvoGi disse...

não conhecia a historia mas ainda bem que há finais felizes. kis :):)

Dulce disse...

Esse abraço é, para mim, o maior dos milagres.

Rute disse...

Lembrei-me deste facto quando o tornei a ler.Não me lembrava da sua conversão,o que é sem dúvida,a melhor parte.Agora o testemunho,o trabalho do Espírito actuando na conversão de muitos outros!Maravilha!

alice meire disse...

Gostei muito do seu blog,eu não sabia da conversão,pra mim a história de vida de Kim já era um milagre,agora é um milagre completo de cura e restauração da alma.
Abraço,do outro lado do oceano!