3.12.10

Recordações de Hospital

Já lá vão mais de 3 semanas desde que abandonei a minha (felizmente curta) estadia no hospital. Mas a cada noite lembro-me dele. Chamemos-lhe Paulo.
Estava na cama ao lado da minha, nos Cuidados Intermédios de Pneumologia, mistos - três homens e três mulheres, onde passei de dois para três dias. Entre os quarentas e os cinquentas, tinha sofrido um AVC no início de Setembro, que lhe paralisou o centro cerebral que comanda a respiração. Teve que ser submetido a uma traqueostomia. Em recuperação no hospital, a ver se lhe repunham a respiração autónoma, sofreu o ataque de um bicharoco que o levou para a Pneumologia. Tinha que ser constantemente aspirado para não sufocar. Não podia falar. Não comia, nem bebia. Tudo era feito através do pavoroso buraco no pescoço. Ali ficava, paciente, fazendo rir as enfermeiras com as suas tentativas de se fazer entender por movimento de lábios e gestos. No dia em que eu saí, descobriram-lhe mais um bicharoco. Entrou em isolamento.
Não soube mais nada dele. Mas os meus pensamentos e orações acompanham-no.

2 comentários:

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

depois de me teres contado, também já me lembrei dele várias vezes...

Margarida disse...

Ainda hoje me lembro da senhora que estava internada na cama em frente à minha, descobrimos que era da terra do meu pai, e tratava o marido por "o meu homem". Era muito simples e também ficou nas minhas orações...