27.2.06

24.2.06

Memórias

Já tenho dito aos meus filhos que por vezes me parece que eles nunca foram crianças e nunca passaram por aqui por casa. Apesar das muitas coisas que cá deixaram... Quero dizer com isto que o tempo correu veloz e muitas vezes a ansiedade não me deixou saborear bem a infância deles.
Mas, a propósito do post de ontem deste meu filho, recordo bem como tudo se passou.
Nesse dia, ao voltar do trabalho, realizou-se uma das coisas que mais temia - o marido, ao ir buscar-me à estação, disse-me: "Aconteceu algo com o T."
Impressionou-me que não tivéssemos chegado a ver a bata: ficou para ser lavada no colégio, o que já por si era muito estranho. Imagino apenas o estado dela. Mas a mana gémea S. estava presente e fez-nos uma descrição gráfica do ocorrido.
Depois de muitas consultas e radiografias, ficou decidido que o rapaz tinha um traumatismo craniano e que teria que fazer repouso absoluto durante 30 dias.
Lá veio a avó ajudar a tomar conta dele e podem imaginar o repouso absoluto que fez durante um mês inteirinho, aos 6 anos de idade!
Embora os exames posteriores tenham indicado que a audição estava bem, ele veio a queixar-se de ouvir menos daquele ouvido. Não sei se a razão foi essa ou da música 'hard' que passou a ouvir/fazer mais tarde...

23.2.06

Estarei enganada?

Estarei enganada ou existe uma flagrante incoerência entre a promoção e reabilitação dos deficientes realizadas pela comunicação social e a lei do aborto que vigora no nosso país?
Por outras palavras: Agora que cá estão, os deficientes (ou cidadãos portadores de deficiência, como se diz actualmente) são dignos de toda a aceitação social, mas antes de nascerem é melhor acabar com eles?

22.2.06

Anoitecer


Vista da janela junto ao computador, ao anoitecer.

21.2.06

National Geographic

Aprecio bastante este canal do Cabo. Mas quem será que eles têm para lhes fazer as traduções ou escrever os 'slogans' de apresentação dos programas. Esta é uma 'pérola' que eles repetem incessantemente:
"Os Relatos De Quem Quase Não O Contaram"
Quê???

20.2.06

Caprichos


Era assim que chamávamos às Fotonovelas editadas em revista nos idos dos anos 60, a que a NM do passado dia 12 de Fevereiro se refere.
Descobri a sua existência ao entrar no liceu aos 10/11 anos. Eram a coqueluche das colegas de liceu, especialmente das que eram um pouco mais velhas.
Na voragem de ler tudo o que me vinha às mãos, consegui que de vez em quando me emprestassem um 'Capricho', que foi cumprindo a sua missão de me ilucidar acerca de amores e desamores.
Ao ler o artigo da NM, voltou à minha memória o velhinho liceu de Guimarães, os seus claustros, as muralhas, todo o ambiente de um liceu de província no início dos anos 60.

19.2.06

Amor

Eu te amo com o amor do Senhor
Eu te amo com o amor do Senhor
Posso ver em ti
A glória do meu Rei
Eu te amo com o amor do Senhor.

Dedico este cântico ao P., ao J., à S. e à H., que provavelmente nunca lerão este post.

17.2.06

Princípio de um dia de trabalho


O primeiro olhar da manhã sobre o meu jardim


Um sol tímido ao fundo da minha rua


Já perto


Ao portão da escola

16.2.06

Também quero...

entrar para este coro...

15.2.06

Aula de apoio

Deram-me a nova tarefa de apoiar seis alunos do oitavo ano, em Inglês.
No primeiro dia, eles vão entrando um por um, rostos desconfiados da nova prof que lhes arranjaram. São quase todos de origem africana. Estes miúdos têm normalmente grandes dificuldades de adaptação à escola, à ordem, à disciplina. Não falam bem Português, línguas estrangeiras então uma desgraça.
Estes, descubro rapidamente que não sabem nada, literalmente nada. Estão no quinto nível de língua e começo a ensinar-lhes o verbo 'to be'.
Saem da primeira aula felizes, porque lhes ensinei uma nova frase: "It's now or never!"

14.2.06

38º Dia dos Namorados

Paul Greenwood
Dedico este "The First Kiss" de Paul Greenwood ao meu namorado de longa data, com o desejo que esta longevidade deixe raízes.

13.2.06

Manias...

[Cada bloguista participante tem de enumerar cinco manias suas, hábitos muito pessoais que o diferenciem do comum dos mortais. E, além de dar ao público conhecimento dessas particularidades, tem de escolher cinco outros bloguistas para entrarem, igualmente, no jogo, não se esquecendo de deixar nos respectivos blogues aviso do "recrutamento". Ademais, cada participante deve reproduzir este "regulamento" no seu blogue.]

Muito desafiada por esta colega, lá me resolvi a analisar-me o suficiente para encontrar cinco manias em mim. O que não foi fácil! O meu antigo colega R.P. dizia que eu tinha o vício de não ter vícios.

Mania 1 - Gostar de todos os gatos com que me cruzo. Paixão total.
Mania 2 - Usar ironia com demasiadas pessoas e, logo, ter que ser às vezes repreendida pelos próprios filhos. Mas nunca é por mal, garanto!
Mania 3 - Ter pavor de carros, trânsito, e outras rodas mais. Por isso nunca tirei a carta.
Mania 4 - Sofrer demais com as opiniões dos outros. Sobretudo quando acho que não têm razão.
Mania 5 - Apanhar molas da roupa na rua. Com esta é que o avôzinho afina...

E pronto! Passo a tarefa aos seguintes 'blogueiros':

http://quezia.blogspot.com/
http://novosfragmentos.blogspot.com/
http://www.mukankala.blogspot.com/
http://www.amelhorparte.blogspot.com/
http://portugales.blogspot.com/

12.2.06

Boa morte

Ainda nunca tinha pensado nisto, mas este artigo fez-me ver até que ponto a aceitação social da eutanásia nos pode levar a menosprezar a vida dos mais idosos ou a tornar a vida mais difícil de quem sofre.
Por isso, afirmo: a vida é um dom de Deus.

11.2.06

De volta à Net

Eis-me de volta ao vosso meio, isto partindo do princípio que ainda há alguém que me lê...
Após uma arreliadora avaria do computador, descobrimos como ele nos faz falta! Até para
deixar uns pensamentos diários.
E que fazer com a enorme selecção de 'Favoritos' que se esfumou?

10.2.06

Citação de domingo (atrasada)

"Como posso criticar o meu irmão, em quem o Espírito habita? Ou como posso criticar alguém que foi criado por Deus e que Ele ama tanto, que deu o Seu Filho por ele?
Não, não vou criticar ninguém. Só o Senhor será o juiz das acções de cada um."
R.H.

8.2.06

Ninguém calará a voz da avozinha!

Ai pensavam que a avozinha tinha emudecido, emigrado, desistido? Nããão!
A avozinha foi acometida de um problema técnico, que levou o computador para o estaleiro. Mas a avozinha voltará!

1.2.06

Mozart!


Celebramos o 250º aniversário do grande compositor. Mas, se ele tivesse vivido no nosso tempo, não deixaríamos de verberar o comportamento 'politicamente pouco correcto' deste pai que andou a exibir uma criança de 5 anos pela Europa fora, criança essa cujos pezitos ainda nem chegavam ao chão!