28.10.05

Ranking das escolas

A minha escola não ficou nem nos 100 melhores, nem nos 100 piores. Nada mau! Este ano não estava muito preocupada, porque não tive 12º anos o ano passado. Mas este ano tenho! É sempre bom ver que os nossos alunos não nos deixam ficar mal, embora muitos outros factores pesem nos exames. Por exemplo: a avaliação dada pelo professor tem muito em conta factores como a oralidade, o trabalho realizado de uma forma diária, o que se passa na sala de aula. Os testes valem na minha disciplina um máximo de 50%. Daí que uma única prova seja muito passível de falsear resultados.
Quanto a mim, a diferença de posição nos rankings tem tudo a ver com a população que a escola serve. Escolas inseridas num ambiente desfavorecido lutam muito mais para conseguir uns magros resultados, enquanto outras, colégios particulares, por exemplo, precisam de um investimento muito menor.
Enfim, é o que acontece no resto da vida! É muito bom ver os nossos alunos singrar, especialmente aqueles que, à partida, pareciam fadados ao insucesso.

Sem comentários: