25.8.08

Foi há 20 anos


Acordei com a notícia de que o Chiado estava arder. Precisava de ir à escola, pois estava de serviço ao secretariado de Exames, que mesmo em Agosto recebia documentação. A escola era o Externato Acrópole, que se localizava perto do Chiado, na Rua das Chagas.
Corri para o comboio e do comboio em direcção à escola. Ao chegar ao Largo do Carmo, toda a parafernália estendida dos bombeiros e de tendas de socorro. Chegada à Rua Garrett, vi o que a foto documenta e muito mais, até onde os bombeiros permitiam chegar.
Muitos lisboetas olhavam a cena, de coração partido e mãos postas.
Fui para a escola, onde passei o resto da manhã, com dois dos Directores, olhando ansiosamente pelas janelas mais altas, vendo a coluna de fogo e fumo aumentar em direcção ao rio e ouvindo o rebentar de botija após botija de gás.
Ao final desse dia, saíamos de Lisboa em direcção a Melides, onde íamos passar o fim de semana. Da ponte vimos o elevar da coluna de fumo que pairou na zona durante dias.
Foi assim o termo de uma era para quem vivia ou trabalhava no velho Chiado.

3 comentários:

Lyra disse...

Lembro-me tão bem! Já foi há vinte anos?
Estou velha...

Kella disse...

Também me lembro muito bem...era adolescente e ia nesse dia para o acamopamento do Carrascal!

Vilma disse...

Eu ia a conduzir uma Dyane com a capota toda aberta, na A2, já depois de passar Almada, e as cinzas do incêndio caiam dentro do carro... parecia neve negra! Incrivel!