5.2.10

Eu e a Educação Física

Quem me conhece, sabe que este título não joga bem com a minha pessoa. No entanto, eu gostava muito da disciplina de Ginástica, como se chamava no meu tempo. Nós, meninas, tínhamos que usar um tipo de calção-saia, mais uma camisola a que hoje eu chamaria "T-shirt", com o emblema da Mocidade Portuguesa pespegado em cima do peito e umas sapatilhas, tudo branco. Com os seus proverbiais jeito para a costura e falta de dinheiro, a minha mãe fez-me uma bela saia-calça com pregas, muito superior em beleza e elegância ao modelo adoptado. Nada a fazer: teve que refazê-la segundo o padrão.
Tínhamos uma professora de Ginástica: uma senhora aloirada nos seus 40s, que ia para as aulas de saia travada e sapatilhas.
O que fazíamos? Às vezes, ginástica: braços esticados para os lados, dedos das mãos nos pés, sem encolher as pernas, essas coisas.
Numa época, toda a turma jogava ao mata e isso era fantástico! Na maior parte das vezes, a prof ia dividindo a turma em grupos, conforme achava que eram os nossos pontos fortes: um grupo privilegiado ia para as danças folclóricas; o seguinte na ordem das capacidades físicas, ia fazer voley; ainda outro, para o basket. As que sobravam, era uma turma feminina, ficavam sentadas nas bordas do ginásio, a ver as outras e a conversar.
Eu acabava nos dias de sorte a jogar basket, uma das últimas a serem escolhidas. Ou sentada a ver as outras.
Admira que nunca me vejam entrar num ginásio?

2 comentários:

Dulce disse...

Mas olha que a ginástica faz-nos muito bem. Digo eu, que quando era pequena a odiava...

Anónimo disse...

Aconteceu-me o mesmo avozinha... e, hoje, tb não me vêem no ginásio. Cá se fazem, cá se pagam:)

Santo Domingo!