26.1.06

Teolinda Gersão


Excelente poetisa e escritora, foi minha professora de Teoria da Literatura na Faculdade de Letras. E foi óptima professora, não só no quanto lhe devo dos meus conhecimentos de Literatura, que os deu de forma muito bem organizada (caso raro na Faculdade da época), mas muito humana para os seus alunos.
No dia do meu exame oral ( e eu tinha tido 15 na escrita, o que na altura era uma grande nota!), tive o azar de a avó dela falecer, o que a impediu de fazer os exames. Foi substituída por uma megera de quem providencialmente esqueci o nome, que me azucrinou a cabeça com a Poética de Aristóteles. Ora, tínhamos combinado com a Teolinda que essa matéria não vinha para a oral, mesmo porque ela valorizava mais a interpretação de poesia feita na escrita.
Moral da história: eu ia chumbando, mas nunca esqueci esta Senhora das letras.

Sem comentários: