18.10.06

Um Grande Português


(imagem de www.ibcosmopolita.ubbi.com.br)

Fui à página dos Grandes Portugueses (concurso da RTP) e fui vendo vários dos sugeridos. Sem desprimor para Camões e Saramagos, D. Afonsos e D. Joões, procurei este Grande Português retratado acima: João Ferreira de Almeida. Não constava.
Agora já consta: fui eu que o acrescentei à lista.
João Ferreira de Almeida foi o Grande Português que, no séc. XVII, traduziu a Bíblia para a nossa língua. Não era católico e, claro, sofreu as correspondentes perseguições. Viveu e trabalhou grande parte da sua vida no estrangeiro.
O Círculo de Leitores e a Assírio e Alvim vão fazer o lançamento de uma reedição da 'sua' Bíblia em versão ilustrada e oito volumes. Nas livrarias a partir de 24 de Novembro.

6 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que concretizaste uma ideia que também me ocorreu. Que tal pressionar a Sociedade Bíblica para pôr a malta a votar toda no JFA para a lista dos 100 mais? Era uma boa coisa que poderiam fazer!

framentosII disse...

Concordo, Também votei

Hadassah disse...

Bem lembrado... nunca me ocorreria... às vezes esquecemo-nos de dar destaque à nossa importância. E esta é uma excelente oportunidade. Irei também votar.

Faz-me lembrar outra questão, que tem levantado poucas vozes na sociedade(movimentos) por parte do meio evangélico, (pelo menos que sejam do meu conhecimento) a questão do Aborto.

Obrigada pela partilha

DTA
Hadassah

Anónimo disse...

Excelente lembrança! Obrigada por isso!

Hadassah disse...

:( não consegui encontrar o nosso João Ferreira de Almeida... não devia de aparecer na Lista de Sugestões? Ou temos que aguardar?

Hadassah disse...

Ok...Já consegui. A sugestão tem que partir de nós, porque não consta da lista.