6.6.07

Concurso de Professores Titulares

Surpreendem-se e amofinam-se alguns profs mais jovens com a 'sede' com que nós, colegas menos jovens, 'vamos ao pote' deste concurso, após termos abertamente discordado da divisão da carreira em duas e mesmo, alguns de nós, termos declarado que não queríamos seguir uma carreira de cargos e chefias.
Encaixo-me perfeitamente nesta imagem.
Nunca fui carreirista, nem gostei de exercer cargos de gestão ou de vigilância do trabalho alheio. Gosto de ensinar e também aprecio o contacto com os pais dos alunos. Apenas. Logo, não pretendia ser titular.
Só que, com o decorrer do tempo, eu e muitos outros como eu, fomos ficando cada vez mais na ignorância do que vai acontecer a quem, podendo aceder a titular, não o fizer. Ninguém sabe ou ninguém diz. Mas as surpresas neste ministério não têm sido das melhores e, por isso, toda a gente que pode está a concorrer para titular. Por receio das consequências. Embora também haja o receio das consequências para os titulares...
Eu própria acabei de o fazer, apesar de correr o sério risco de ser excluída por falta de pontos. E, mais uma vez, não sei, nem ninguém me sabe dizer o que me vai acontecer nessa situação.

Sem comentários: