20.6.07

"Galeria Viva de Testemunhos"


Marcelo Rebelo de Sousa acaba de lançar uma obra evocativa da vida do Padre Manuel Antunes, como se podia ler no DN de ontem.
Como já mencionei anteriormente, fui aluna deste distinto professor na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Com ele fiz a cadeira de Cultura Clássica, com ele me debati com o conceito da "Paideia", com ele li alguma coisa de Toynbee, com ele enfrentei uma temida prova oral. O humilde 10 que me coube no exame faz-me agora assumir por inteiro o comentário que ele fez numa qualquer ocasião: "Meu Deus! Meu Deus! Que injusto sou... devia reprovar todos, tão ignorantes."

2 comentários:

Rute CS disse...

E ainda te lembras do conceito de "paideia"? Eu lembro-me de falar nele no meu 1º ano de licenciatura (90/91), mas sou incapaz de formular uma frase que seja sobre o assunto...

Avozinha disse...

Já mo explicaram várias vezes depois depois da Faculdade, mas eu arranjei tal bloqueio que não faço a mínima ideia!