26.11.06

Nicolinas

Fiz o liceu em Guimarães, lugar cheio de tradição e história. Ser estudante do Liceu nessa década de 60 era uma honra. Especialmente entre o mês de Novembro, Dezembro, por causa das Nicolinas, a grande festa dos alunos do liceu.
A coisa começava com o Cortejo do Pinheiro, à noite, muito tarde, sempre acompanhado dos bombos. Aliás, os bombos nunca se calavam nesses dias.
Havia a Roubalheira, noite em que os estudantes percorriam os estendais e quintais da cidade, e tudo o que apanhassem aparecia ao outro dia de manhã, vestido na estátua da praça principal!
Era ainda o Pregão, discurso efectuado por um estudante nas diversas zonas da cidade, na época cheio de mais ou menos subtis piadas políticas e sociais.
Culminava com o desfile das Maçãzinhas, em que os garbosos rapazes ofereciam maçãs às meninas (estudantes) nas janelas do Toural, em troca de pequenas prendas.
Reminiscências medievais tinham estas festas em honra de S. Nicolau, patrono dos estudantes. E ainda hoje eu adoraria voltar lá para assistir!

8 comentários:

Mocas disse...

Engraçado, essas histórias provocam-me saudades de tempos que não vivi...

Um beijinho

Mocas

Anónimo disse...

Carríssima Avozinha,

Para quando um regresso às origens, para uma (re)viver as Nicolinas ?

Jónatas Lopes disse...

amanhã vou lá passar. Deseja alguma coisa?:)

Anónimo disse...

A roubalheira!!! HA HA HA HA HA HA
Ai se eu lá estivesse...
Beijinhos

Anónimo disse...

Como e bom saber que essas memorias são tão reais, pois já cheguei a pensar se serão fragmentos da minha imaginação. As descreveu exactamente como as recordo. Há anos que tenho pensado em regressar nesta época. Não tem sido possível. Conforto-me em receber a newsletter (geral@nicolinas) que me vai mantendo a par. Tantas saudades desses anos.

Anónimo disse...

Bem, Guimarães não fica assim tão longe daqui...

Anónimo disse...

Bom, estão todos convidados... hoje é A noite.
Ass : Luis,um nicolino quarentão

Avozinha disse...

Caro amigo Nicolino: vamos todos!