9.3.07

Dia do Prémio


Quando cheguei a Guimarães em 1958, quase a fazer 10 anos, fui iniciar a 4ª classe. À medida que 9 de Março do ano seguinte se aproximava, era constantemente alvo da pergunta: "Vais ao prémio?" (Convém dizer que eu era boa aluna...)
A 9 de Março desse ano e dos seguintes que vivi em Guimarães, entendi do que se tratava. Pelas mãos de uma Sociedade Cultural, a Câmara atribuia um prémio aos melhores alunos das escolas da cidade.
Nesse dia 9 de Março não havia aulas e todos se dirigiam com os seus professores às instalações (exíguas para tanto miúdo) da Câmara Municipal. Os nomes dos alunos eram chamados e recebiam das mãos do Presidente o prémio: um lanchezinho modesto e um livrito. Assim, fui recebendo "As Viagens de Vasco da Gama", "Como Criar Galinhas" e outros dos quais já me escaparam os títulos. Depois da sessão solene, o Cine-Teatro Jordão oferecia uma tarde de cinema grátis à pequenada toda, da cidade e arredores. Assim vi, por cima do ombro dos mais altos que eu, já que o espaço não abrigava todas as crianças sentadas, o Coro dos Pequenos Cantores de Viena e outras fitas que se me esfumaram da memória.

2 comentários:

Anónimo disse...

Que memórias! Ainda tenho o meu certificado! E o meu livro " A História da Enfermagem".

Anónimo disse...

Sociedade Martins Sarmento